Inspirações e experiências

2023

Como participar da Semana da Infância e Cultura de Paz 2023?

3 de outubro de 2023

 

A Semana da Infância e Cultura de Paz é um momento especial para celebrar a infância e promover valores de paz, respeito e cooperação. Neste ano, ocorre de 09 a 15 de outubro, com o tema “Naturalizar a Paz”. 

Qualquer pessoa pode criar e promover ações, seja um profissional vinculado à educação, como uma creche ou escola, ou participantes de organizações, coletivos e associações culturais. Secretarias municipais com o desejo de mobilizar a cidade pela cultura de paz também são muito bem-vindas. Pessoas não vinculadas a nenhuma instituição também podem propor atividades simples em praças, parques e outros locais públicos, entre passeios, brincadeiras, rodas de conversa e outras ideias relacionadas ao tema “Naturalizar a Paz”. 

As atividades devem ser todas gratuitas. E seja na escola, no projeto, em casa, ou na praça do bairro, vale programar uma manhã, uma tarde ou um dia inteiro com brincadeiras que estimulam os valores da cultura de paz. 

A seguir, selecionados algumas dicas de atividades que podem ser realizadas. Mas lembre-se, qualquer pessoa pode realizar ações na SPAZ com autonomia.

Já sabe o que fazer? Conte para nós neste formulário aqui.  Preparamos também uma página com materiais de apoio, entre cards, textos e logomarca para te apoiar na divulgação, está aqui.

 

Observar as nuvens

Que tal estender tecidos coloridos em qualquer lugar seguro e acessível, montando um observatório de nuvens com as crianças? Inclua-as na organização do espaço e, com o ambiente preparado, olhem para o céu, deixando a imaginação fluir. Dê liberdade às crianças para criar e observar, questionando-as sobre os formatos nas nuvens, como castelos, cachorros e outras criações criativas. Que tal procurar por girafas, cavalos ou gatinhos? À noite, brinquem de dar nomes às estrelas e explorem fatos interessantes sobre a ciência dos céus durante o dia e a noite. Esta é uma brincadeira encantadora que promove a contemplação. Para mais inspirações sobre como observar o céu com crianças, confira o artigo “Observar o céu com as crianças, é preciso“.

 

Comece uma horta comunitária

Iniciar uma horta comunitária no seu bairro ou comunidade é outra ideia.  Você pode articular uma iniciativa coletiva, conversando com vizinhas ou vizinhas para juntos, e com a participação das crianças, começarem a plantar algumas ervas, legumes, verduras e flores, a partir de sementes ou mudas que cada pessoa consiga trazer para o coletivo. Ou pode ser uma iniciativa só sua, mas realizada em um terreno cuja vizinhança terá acesso para cuidar e para colher, sensibilizando todas as pessoas para a convivência em comunidade. Leia sobre experiências semelhantes aqui. Também tem um relato de horta comunitária no Spotify da Aliança pela Infância.

 

Jogos cooperativos 

A cultura de paz com que sonhamos e em que acreditamos deve ser cultivada como uma pequena semente regada e cuidada para que evolua, cresça e dê frutos. Nesta perspectiva, ao entender a educação como trocas sociais que compartilham a cultura que se forma e se transforma constantemente, moldando nossas atitudes, percebemos a importância de traçar caminhos para que a transformação cultural aconteça paulatinamente, inserindo neste contexto os valores da cooperação. Pensando, nisto, na edição da SPAZ 2021 a Aliança pela Infância lançou o e-book Brincar cooperativo: repertório de brincadeiras e jogos, elaborado por Cristinano dos Santos Araújo e Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca). Que tal usar este material e organizar uma tarde com diferentes jogos e brincadeiras baseadas na cooperação? Acesse aqui.

 

Fortalecer vínculos para aflorar a paz

Equipes escolares podem estabelecer um diálogo com as famílias sobre a cultura de paz, buscando fortalecer o vínculo com toda a comunidade escolar. Podem, por exemplo, realizar brincadeiras com as crianças que estejam alinhadas com os princípios da temática “Naturalizar a paz”. Outra opção é levar a escola até as casas das famílias, por meio de uma carta que aborde temas como educação ativa, educação pelo exemplo e cultura de paz, e que também contenha sugestões de brincadeiras elaboradas pela equipe da escola para que as famílias possam realizar com as crianças em seu ambiente familiar.

 

Para ler e refletir juntos

Para você, o que é paz? Ou o que é respeito? Diversidade? A proposta aqui é ler com as crianças, ou narrar para elas alguma história que se relaciona aos temas da cultura de paz, não violência, cooperação, tolerância, respeito ao meio ambiente, Após a leitura vocês podem conversar sobre elementos da história, lançar as perguntas e propor que as crianças desenhem as suas respostas a essa pergunta! Esses links a seguir trazem algumas ideias de livros e histórias, mas pode ser qualquer enredo que você conheça e queira compartilhar com a turma:

Três contos para discutir o respeito ao outro

18 livros infantis para ajudar a formar a consciência ambiental de toda a família

Livros para falar sobre diversidade com as crianças

 

Diálogos que abrem caminhos para a paz

A proposta aqui é juntar um grupo – de educadores da escola, de pais e mães do bairro, de amigos e propor um bate papo, online ou na praça mais próxima: o que pensam sobre a relação entre a infância, a natureza e a cultura de paz? Como os adultos podem promover em si o reconhecimento da natureza e os valores da não violência para poder propagar isso para as crianças? Vai render uma conversa muito bacana e os participantes podem trocar dicas sobre em quais situações praticam esses valores em casa com as crianças! E essa ideia é só o começo de muitas, pois as rodas de conversa podem ter vários outros assuntos. 

 

Disseminando a Cultura de Paz

Se você trabalha em alguma instituição ou conhece profissionais que trabalham com a infância e refletem sobre os temas do respeito à natureza, da não violência e valores associados, você pode multiplicar esse conhecimento promovendo uma live acessível a outras pessoas em que esses profissionais e pensadores debatem a temática. 

 

10 brincadeiras para cultivar a paz

Selecionamos atividades que promovem valores como respeito, cooperação, e amor pela natureza, ideais para compartilhar com as crianças e cultivar um ambiente mais pacífico e harmonioso. De danças dos elementos da natureza a caças ao tesouro com foco na união, estas brincadeiras são uma maneira cativante de ensinar e vivenciar a paz em família ou em grupos escolares. Prepare-se para uma jornada de aprendizado e diversão, onde todos podem contribuir para um mundo melhor! Acesse aqui

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br