Inspirações e experiências

Notícias

Cinco dicas do que você pode fazer na Semana da Infância e Cultura de Paz

9 de outubro de 2021

A Semana da Infância e Cultura de Paz acontece de 11 a 17 de outubro. Qualquer pessoa pode participar, desenvolvendo ações simples relacionadas ao tema “Somos sol e natureza”, seja em casa, nas escolas ou quaisquer outros espaços. Ao final, registre sua atividade com fotos e vídeos e marque a Aliança pela Infância nas redes sociais, com a hashtag #spaz2021 e #SomosSoleNatureza. Selecionamos cinco dicas de atividades que você pode fazer na SPAZ:

Observatório de nuvens

O céu e as nuvens exercem um fascínio em todas as idades, estimulando uma relação com a natureza da qual fazemos parte e que ao mesmo tempo é muito maior que nós. Que  tal montar um observatório de nuvens com as crianças, e nomeá-las importantes investigadoras do céu? Faz parte da atividade pensar em quais instrumentos de trabalho um observador de nuvens deve ter. Onde ele trabalha? O que ele veste?  Permitir que as crianças montem esse espaço junto, na beira da janela no gramado do parque, na laje de casa… Com o ambiente criado, olhar para o céu e deixar a imaginação aflorar. Será que as crianças terão perguntas e curiosidades científicas? Que formatos elas enxergam nas nuvens, castelos, cachorros e outras coisas da criatividade?  Com qual velocidade as nuvens estão se mexendo? Que sentimentos elas despertam?

Caminhada ecológica

Se você tem acesso a um parque ou área com verde, uma caminhada ecológica é uma ótima opção. Andar pelo espaço, mapear as árvores diferentes, reparar na altura dos arbustos, coletar elementos que estejam caídos, como sementes, gravetos e folhas secas de diferentes cores e texturas. A caminhada pode incluir uma caça às miudezas da natureza – quais são as coisas mais miúdas que as crianças conseguem encontrar? E as mais amarelas? Quem consegue encontrar um galho bifurcado? Ou uma semente preta? Ou uma folha vermelha? A caminhada ecológica é também um momento de propor conversas sobre o meio ambiente e a importância da natureza nas nossas vidas e sobre o respeito a todas as formas de vida, das plantas às formigas, incluindo todos os seres humanos de todas as origens, características físicas e culturas! O projeto Criança e Natureza conta aqui outras ideias que você pode fazer durante a trilha ou caminhada. Acesse aqui.

Leituras e contações

O que é paz para você? Ou o que é respeito? Diversidade? A proposta aqui é ler com as crianças, ou narrar para elas, alguma história que se relaciona aos temas da cultura de paz, não violência, cooperação, tolerância, respeito ao meio ambiente, Após a leitura vocês podem conversar sobre elementos da história, lançar as perguntas e propor que as crianças desenhem as suas respostas a essa pergunta! 

Esses links a seguir trazem algumas ideias de livros e histórias, mas pode ser qualquer enredo que você conheça e queira compartilhar com a turma: Três contos para discutir o respeito ao outro; 18 livros infantis para ajudar a forma a consciência ambiental de toda a família; Livros para falar sobre diversidade com as crianças.

Para refletir

Na Semana da Infância e Cultura de Paz também vale criar e realizar ações que promovam a reflexão entres famílias, cuidadores, educadores etc. A proposta aqui é juntar um grupo – de educadores da escola, de pais e mães do bairro, de amigos – e propor um bate papo, online ou na praça mais próxima: o que pensam sobre a relação entre a infância, a natureza e a cultura de paz? Como os adultos podem promover em si o reconhecimento da natureza e os valores da não violência para poder propagar isso para as crianças? Vai render uma conversa muito bacana, e participantes podem trocar dicas sobre em quais situações praticam esses valores em casa com as crianças! E essa ideia é só o começo de muitas, pois as rodas de conversa podem ter vários outros assuntos. 

Espalhe pelas redes

Se você trabalha em alguma instituição ou conhece profissionais que trabalham com a infância e refletem sobre os temas do respeito à natureza, da não violência e valores associados, você pode multiplicar esse conhecimento promovendo uma live acessível a outras pessoas em que esses profissionais e pensadores debatem a temática. 

 

Semana da Infância e da Cultura de Paz

A SPAZ é uma construção coletiva. Todos podem participar, criando e executando ações vinculadas ao tema com autonomia, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade em textos, fotos ou vídeos e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #spaz2021 e #SomosSoleNatureza. Quem quiser, também pode encaminhar as informações da sua atividade para inclusão na programação do evento, através da página da Aliança pela Infância:

CLIQUE AQUI E CONTE PARA NÓS SUA ATIVIDADE DURANTE A SPAZ

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br