Inspirações e experiências

2021

Webinar Direito do Brincar: da Teoria à Prática acontece nesta sexta-feira, 28

22 de maio de 2021

Uma parceria entre o movimento Unidos pelo Brincar e a Aliança pela Infância, o seminário reúne especialistas do Instituto Locomotiva, Data Favela, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e outras instituições

Integrando a Semana Mundial do Brincar (22 a 30 de maio), a Aliança pela Infância e o movimento Unidos pelo Brincar realizam nesta sexta-feira, dia 28 de maio, Dia Internacional do Brincar, às 10h (horário de Brasília), o webinar online e gratuito Direito do Brincar: da Teoria à Prática. O evento, que tem o objetivo de abordar a importância do brincar nas políticas públicas, também revelará dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e o Data Favela. 

O evento contará com especialistas da área, representantes de instituições como Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Aliança pela Infância, e também de municípios que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências para fazer com que o direito da criança de brincar se tornasse uma política local.Também estão entre os temas a serem discutidos o lançamento do movimento Unidos pelo Brincar e seus objetivos. A proposta do webinar é, a partir das experiências dos participantes, provocar reflexões sobre a teoria e a prática do brincar na realidade brasileira, particularmente com relação a políticas públicas.

Outro destaque do webinar será a apresentação de uma pesquisa realizada em parceria pela agência Purpose, a Fundação LEGO e os Institutos de Pesquisa Locomotiva e Data Favela chamada “O Brincar nas Favelas Brasileiras”. O estudo traça um panorama do impacto da pandemia do coronavírus na criação e na educação de crianças de até seis anos de idade residentes em comunidades carentes.

O webinar será pelo Zoom e é gratuito e aberto a todos os interessados. Para participar, basta acessar o link  http://bit.ly/direito-de-brincar-28-de-maio.

Participações: 

Renato Meirelles: presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva e fundador do Data Favela.

Beatriz Abuchaim: gerente de Conhecimento Aplicado e Especialista em Educação Infantil na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Pedro Hartung: advogado e coordenador do Programa Prioridade Absoluta no Instituto Alana, especialista em direitos da criança e do adolescente.

Rosane Romanini: membro da diretoria da OMEP de Novo Hamburgo-RS (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar).

Valdete Asevedo: psicopedagoga, coordenadora do Núcleo da Aliança pela Infância/ Resende-RJ – Ser Criança e membro do Conselho Deliberativo do Aliança pela Infância.

Marise Teixeira Cabral: coordenadora adjunta do Fórum da Cidadania/CONCIDADANIA e uma das articuladoras da SMB em Santos.

Sobre a Aliança pela Infância

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada. A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar. Desde 2010, a Aliança pela Infância realiza a Semana Mundial do Brincar no Brasil. A SMB 2021 tem o apoio da terre des hommes – Alemanha (tdh-A).

 

Sobre o movimento Unidos pelo Brincar

Desde 2019, com financiamento da Fundação LEGO, o movimento reúne uma ampla gama de organizações com a missão de fazer com que as pessoas valorizem o brincar como um pilar do desenvolvimento infantil. Encoraja pais e famílias a reconhecerem os benefícios de brincar, dedicar mais tempo para brincar com as crianças e demandar mais espaços e tempo para a brincadeira acontecer em suas casas e comunidades, centros de cidades e salas de aula. Também cria ferramentas e experiências que incentivam os governos a promoverem o aprendizado lúdico.

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