Canções de acalanto para preparar o sono das crianças

11 de dezembro de 2022

A Semana do Dormir termina neste domingo repleta de inspirações e sugestões de rituais para receber o momento do sono de cada família. Com o tema “Confiar para se entregar”, durante toda a semana, a Aliança pela Infância compartilhou no site e em suas redes sociais, momentos, dicas, canções, entrevistas e brincadeiras para contribuir com a preparação do sono que recupera as energias e alimenta corpo e alma. Para fechar a semana, compartilhamos estas canções de acalanto para tranquilizar a criança e fortalecer vínculos, deixando o momento do sono mais leve e tranquilo. Lembramos que você não precisa necessariamente usar o recurso digital para ouvir a música. Vale, e muito, somente cantar canções, curtindo a serenidade do momento e compartilhando uma boa relação com o sono:

Brincante em Casa | Música da Infância – Acalantos com Lucilene Silva

Neste vídeo, Lucilene Silva traz canções e dicas sobre como embalar crianças:

Acalantos | Ocupação Lydia Hortélio (2019)

Neste vídeo, Lucilene Silv, Gandhy Piorski e Stela Barbieri comentam a importância dos acalantos no desenvolvimento da criança a partir da cultura da infância.

Canção: “Vai dormir meu menino” – aprendida no Instituto Brincante

Vai dormir meu menino
O menino vai chorar
Já comeu, já bebeu, já chorou demais
Dona da casa por que está chorando?
Pega a farinha pra fazer angu
O papai disse olha o bicho, olha o bicho, olha o bicho
Olha o sapu cururu!
Nas primeiras 4 linhas, cante a música fazendo carinho no corpo da criança; na quarta linha, pegue na mão direita da criança; na quinta linha, na mão esquerda; na sexta linha balance as mãos para direita, esquerda e direita, no ritmo da música; e na sétima, soltar as mãos. Repita até fazer carinho no corpinho todo, da cabeça aos pés.
Música enviada pelo whatsapp para a Tati – Sabrina, faz o card que vou colocar a música depois tá?
Ouça aqui:

Música de Ana Vilela – Promete

Uma canção doce, que fala sobre aproveitar cada segundo da infância e crescer pertinho, sem perder o elo e o afeto. Disponível em diversos tocadores, como Spotify e Deezer.
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br