Brincadeiras e atividades simples e divertidas para fazer dentro de casa

22 de maio de 2020

A Semana Mundial do Brincar está no ar! É hora de colocar a criatividade para funcionar e bolar atividades, propostas e ações, mesmo que dentro de casa. Afinal, o brincar não pode parar. Para apoiar essa mobilização, a Aliança pela Infância separou algumas dicas simples que precisam de poucos materiais. Confira abaixo:

1. Nem sempre é preciso ter montes de equipamentos à mão para elaborar brincadeiras interessantes para as crianças. É possível, por exemplo, fazer um circuito de atividades utilizando o que já há disponível em casa, como baldes, bolas, tapetes e corda. A quantidade de exercícios vai depender do espaço disponível. O legal é envolver as crianças desde o momento da montagem das “estações” em que cada atividade acontecerá. Quer saber mais? Leia a reportagem.

 

2. O Google registrou um aumento de 170% nas buscas pelo termo “fazer massinha” no período de isolamento social. De fato, é uma atividade que as crianças adoram e que traz uma série de possibilidades de exploração, criação, imaginação. A revista Nova Escola conversou com especialistas que apresentaram sugestões de como trabalhar com a massinha de forma lúdica e também com intenção pedagógica. Confira as dicas.

 

3. Vídeos com histórias que são contadas e também cantadas, que delícia! Essa é a proposta do artista Cristiano Gouveia em seu do YouTube “Um canto que conta”. No banco de vídeos, cerca de 30 histórias à disposição, com duração média de 5 minutos. Uma delas é a do Curupira.

4. Que tal ir para um acampamento (mas sem sair de casa)? Durante a quarentena, é comum as crianças se sentirem entediadas por estar sempre no mesmo espaço. Por isso, a ideia de “ir viajar” ajuda a quebrar a monotonia. Com barracas, lanternas e comidinhas de camping, dá pra envolver a família toda nessa viagem. Neste link você encontra dicas para simular até as estrelas e os insetos.

 

5. Um dos grandes desafios quando pensamos em brincar em casa é o espaço físico disponível. Por isso esta seleção do @tempojunto é tão especial! São dez sugestões de brincadeiras para espaços pequenos, divididas entre as que são mais indicadas para os pequenininhos, de 2 a 5 anos, e para os maiores de 6 anos. Vale conferir as ideias – e também adaptá-las para seu espaços, idade das crianças e tamanho da trupe!

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br