Especialistas debatem a importância do sono para o desenvolvimento dos bebês

17 de novembro de 2017

Mães e influenciadoras digitais participaram na semana passada de um encontro para debater a importância do sono para os bebês. O evento foi promovido pela empresa Natura e realizado no Mamusca – parceiro da Aliança pela Infância no Grupo de Inspirações e Experiências, que também realizou na semana passada um encontro para falar sobre o dormir.

A médica Larissa Mauro, pediatra e pesquisadora pela Universidade de São Paulo, afirmou que as questões relacionadas ao sono representam uma das maiores demandas dos pais nos consultórios médicos nos primeiros anos de vida da criança. “Até o início do século 20, não havia um debate sobre isso e a criança ir dormir era um ato natural. Mas as mudanças no estilo de vida das famílias e nas atividades desenvolvidas pelas crianças – como o uso das telas, por exemplo – transformaram completamente o dormir”, comentou.

Ela destacou que hoje em dia há uma necessidade maior dos pais para que as crianças durmam bem para que eles também possam descansar para poder trabalhar no dia seguinte.  Para isso, há regras nas mais variadas linhas, do uso da cama compartilhada aos chamados “treinamentos” para dormir. “A família precisa fazer escolhas que funcionem para seu estilo de vida e para a sua criança e, a partir dessa escolha, fazer direito o que se propôs, estabelecendo uma rotina, porque isso, sem dúvida, traz benefícios para crianças e bebês.”

O encontro contou também com a presença da fisioterapeuta Lígia Conte, especializada em reabilitação e desenvolvimento neuro-infantil, que explicou algumas massagens que podem ser feitas nos bebês e que ajudam a relaxar e dormir melhor, além de estreitar o vínculo com os pais e tutores.

Para a coordenadora pedagógica do Mamusca, Paula Saretta, o fato de o espaço ter recebido dois eventos na mesma semana para debater o dormir demonstra a importância que essa temática tem hoje para quem cuida de crianças.

“Queremos trazer para o Mamusca eventos para debater temas relevantes para o desenvolvimento das crianças e para quem cuida delas. Foi com essa preocupação que criamos o Grupo de Inspirações e Experiências junto com a Aliança para debater o ABCD Encantado da Infância com um público ligado à educação pública”, afirmou.

Confira aqui notícias sobre o GIE:

http://aliancapelainfancia.org.br/abcdencantado/encontro-gie-sobre-o-dormir-com-florencia-fuks-e-lancamento-do-livro-de-suzana-soares/

http://aliancapelainfancia.org.br/abcdencantado/grupo-de-inspiracoes-e-experiencias-chega-a-sua-reta-final-falando-sobre-o-dormir-do-abcd-encantado/

http://aliancapelainfancia.org.br/abcdencantado/gie-debate-importancia-das-memorias-gustativas-e-de-criar-vinculos-pelo-ato-de-comer/

http://aliancapelainfancia.org.br/abcdencantado/grupo-de-inspiracoes-e-experiencias-completa-duas-rodadas-do-abcd-encantado/

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br