Grupo de Inspirações e Experiências chega a sua reta final falando sobre o Dormir do ABCD Encantado

25 de outubro de 2017

No dia 2 de outubro o Grupo de Inspirações e Experiências (GIE) teve seu primeiro encontro para debater o Dormir e marcou a reta final dessa caminhada de troca de experiências e aprendizados que começou em março. A iniciativa da Aliança em parceria com o Mamusca está passando por todas as “letras” do ABCD #Encantado da Infância (Aprender, Brincar, Comer e Dormir) reunindo profissionais da educação e interessados nesses temas essenciais que formam a base para o desenvolvimento saudável das crianças.

Para cada tema desse abecedário, são realizados dois encontros, sendo um destinado a inspirar, focando na parte mais teórica e conceitual, e o segundo mais prático, voltado à troca de experiências entre os participantes. Nesse primeiro momento dedicado ao Dormir, a convidada foi a uma das fundadoras do Projeto Creche Segura, Letícia Spina Tapia, que coordena essa iniciativa voltada para formações em primeiros-socorros e prevenção de acidentes para profissionais que atuam na saúde e educação – o que envolve também um cuidado especial com a hora de dormir.

Na presença da equipe do Mamusca, da Aliança pela Infância e do grupo que acompanha o GIE desde o início, Letícia falou sobre a questão do dormir para bebês e crianças tanto no ambiente escolar como em casa. Deu dicas do ambiente ideal, posições seguras e as questões que influenciam  esse momento. “Não é simplesmente dormir, temos o antes, o durante, o depois e tudo conta para que a o sono seja uma experiência de encantamento e desenvolvimento”, explicou.

Entenda mais sobre o encontro e o tema nesta conversa que tivemos com a Letícia após o GIE de outubro. Lembrando que o segundo encontro sobre o Dormir é agora, dia 6 de novembro e as inscrições estão abertas (informações no fim da entrevista).

1.Como foi participar do GIE e qual sua impressão sobre a recepção das pessoas em relação ao tema?

A tarde foi muito agradável, com muito suporte e envolvimento das equipes do Mamusca e da Aliança pela Infância. Falamos do dormir em casa e também na na escola, abordando questões como ambiente e horário adequado. Um tema que demos bastante foco foi a importância de se reduzir as atividades previamente ao horário do sono, essa desaceleração faz a diferença na qualidade do descanso. Um exemplo discutido: escola que dá aula de educação física e, em seguida, é a hora do sono. A criança ainda está agitada, o metabolismo ainda acelerado para dormir. Isso é algo que muitas escolas ainda fazem e não é uma boa estratégia. Algumas crianças não dormem, mas elas entendem que esse é um espaço e hora para relaxar. Algumas educadoras perguntaram se precisa mesmo ter esse intervalo do sono e a resposta é sim, precisa. Quanto mais nova é a criança, maior deve ser o intervalo para essa reposição de energia. À medida que ela vai crescendo, vai mudando essa necessidade e esse tempo.

2. Nesses tipos de encontro, você utiliza bonecos para explicar posições para dormir. Por que isso é importante?

Existem cuidados e recomendações da Organização Mundial da Saúde, da Academia Americana de Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e outros órgãos que trabalham com estatísticas sobre morte súbita e, para prevenir esse problema, o bebê precisa dormir de barriga para cima. Tirando as exceções, como crianças diagnosticadas com refluxo ou outras doenças, a criança até 1 ano de idade deve dormir com a barriga pra cima. É bom mostrar essa questão física do dormir também, os educadores praticaram, colocaram o bebê no chão. Comentei que não é recomendável deixar brinquedos no berço, o acolchoado que está cobrindo não pode ser em excesso para não ter grandes variações de temperatura. Procuro mostrar todos os lados que envolvem o dormir e criar um ambiente seguro para a criança é um deles.

3. Pela sua trajetória e experiência, como você acha que as pessoas (escola e pais) enxergam o dormir? Elas entendem e dão valor ou ainda têm uma certa resistência para entender os benefícios que ele traz?

Acho que é um tema pouco debatido, que precisa ser levado mais para os adultos. Deveria partir do pediatra, enfermeiros, daqueles que têm o primeiro contato ali na maternidade, e depois deveria ser mais trabalhado para se propagar. Porque existem muitos mitos em torno do assunto. Um comum é o “se dormir muito durante o dia, não dorme à noite”. Mas  dormir ajuda no aprendizado, na atenção e bem estar. Existe um tabu, eu diria, tanto na parte da segurança do dormir, como na importância do sono e sonho como fator fundamental para desenvolver o cognitivo e o criativo.

4. É tabu porque as pessoas acham que é só dormir e tiram o peso disso quando se trata de algo fundamental ou as pessoas não falam porque acham que é algo complicado, de difícil compreensão, por ser associado à saúde e ao corpo?

Acredito que seja isso, “ah, é só dormir” e não enxergam além. É negligenciado. Porque o dormir, na verdade, envolve todo um processo. E a ciência evoluiu muito pra mostrar isso, tem material publicado, estudos. Vira algo com pouco valor se a pessoas não param pra falar disso. Não adianta entender a importância do aprender e brincar se não perceber que nada disso é possível se a criança não tem a energia reposta com o sono.

5. Como preparar os pequenos para dormir? Em algumas cidades, a vida é tão agitada, a criança é tão estimulada, faz muitas atividades e acaba entrando na correria dos pais. Como proceder com o sono nesse tipo de realidade?

Isso que você descreveu é a grande questão do dormir atualmente. Tanto para adultos quanto para crianças que dormem, mas com qualidade ruim do sono. Acho que o problema maior hoje em dia são as telas. Têm crianças e adultos que ficam em telas (celular, tablete, TV) até altas horas. E  as crianças acabam não criando a rotina do sono, vão dormir muito tarde, não é o suficiente, acordam cansadas. E não é só da hora de ir dormir que estamos falando, o despertar também é importante. É muito comum pais que acordam em cima da hora e é aquela loucura para dar o café, arrumar para levar na escola e sair correndo. O dormir e o acordar acabam entrando na rotina louca e o cuidado com essa parte se perde. É preciso desacelerar, tomar cuidado até com alimentação. Não é aconselhável comer alimentos pesados antes de dormir, tanto a noite como de dia. Outro fator que influencia é a claridade. O ambiente preparado para dormir também merece atenção.

6. Existe uma rotina então? O dormir deve entrar no dia a dia da criança em horários específicos ou ela dorme quando quer?

Em casa você tem mais liberdade para que isso aconteça quando ela quer. Tem o conforto do quarto que já está acostumado e o dormir acaba acontecendo de forma mais natural. Mas na escola nem sempre é possível. Até conheço projetos pedagógicos em que a criança descansa quando quer, mas isso só é possível se escola tiver equipe e outros recursos para fazer isso funcionar. O mais normal é a escola determinar um horário no dia pra que todos possam participar desse momento. Não vejo problemas nisso, desde que a escola prepare antes esse dormir. Tudo bem estabelecer horário, desde que seja dentro do princípio de que a importância do dormir começa antes do momento do sono.

7. Quais resultados você consegue colher da sua experiência e o que você destacaria na sua trajetória com o dormir?

O que mais destaco é uma melhoria nos procedimentos internos em relação a preparação e a segurança do dormir. Um exemplo: visitamos uma escola com tomadas na altura dos berços. Voltei um ano depois e percebi mudanças, outro ambiente. Acho que informar apenas não muda o comportamento, mas quando você vivencia e sensibiliza aí sim há mudanças reais. Não é só adotar práticas de segurança para dormir, mas também mudar os hábitos.

8. Como o dormir está ligado ao encantamento do ABCD Encantado da Infância? Como você vê o sonhar, o imaginativo e o inconsciente envolvidos nesse ato?

Existem vários estudos e publicações a respeito e está muito claro pra mim que o sonhar estimula a criatividade. Tem também uma questão de esvaziamento da mente e de processamento daquilo que foi recebido de informação durante o dia. Esbarra ainda na qualidade do sono: o sonho é um caminho para chegar no grau de sono profundo e adequado. Influencia no aprendizado, na recomposição da energia vital do corpo e da mente. Essa letra do ABCD Encantado tem que ser difundida mesmo porque não é “só” dormir. É muito mais.

Próximo encontro

Encontro – Dormir (segunda edição)

Quando: 6 de novembro

Horário: 14h às 17h

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 778 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05415-001

E-mail para inscrição: comunicacao@aliancapelainfancia.org.br

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