Inspire-se para brincar! Jogos e atividades oferecidos em escolas durante a SMB 2017

27 de maio de 2017

O Dia Internacional do Brincar está chegando! Jogos, vivências, cantinhos, oficinas…precisa de inspiração para incentivar ações lúdicas? Veja algumas das atividades oferecidas em escolas durante a Semana Mundial do Brincar 2017. Para ver a programação completa, é só clicar aqui.

 

Organização: Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter
São João do Sóter – Maranhão
Socialização das atividades para toda a equipe das instituições, com momentos organizados na rotina escolar, para brincar, com a participação da equipe institucional (gestores, coordenadores, professores e apoio) e envolvimento de pais e da comunidade. Brincadeiras tradicionais e outras, selecionar e confeccionar brinquedos para brincar juntos – equipe e crianças; Estabelecer parceria com as famílias e definir horários na instituição para tragam brincadeiras, brinquedos e jogos de casa para brincar com a equipe. Atividades a serem trabalhadas: Construção de jogos. Exemplos: jogos de percurso, trilha, dama, pega-vareta, memória, bingos, boliche numerado, pescaria, dominó, jogo da velha, futebol de mesa, jogo de botão, jogo de pedrinhas, 5 Marias, quebra-cabeça, bolinha de gude, etc; Confecção de brinquedos: equipes responsáveis irão confeccionar brinquedos de materiais acessíveis e de fácil construção, permitindo a participação das crianças no processo de construção; Brincadeiras tradicionais: organização deste espaço para brincar com as crianças, estimulando a diversão. Sugestões de brincadeiras de movimentos que envolvam corpo, dança, inserção de algum objeto na brincadeira, brincadeiras de circuitos para que as crianças possam percorrer, explorando o espaço de diferentes maneiras.

 

Organização: Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Atividades direcionadas a crianças das Escolas da Rede Pública e ONG’s do entorno
– Construção de Bonecos com Material Reciclado – Facilitador: Artesão Luciano Lima da Silva – As crianças terão oportunidade de criar seus brinquedos utilizando garrafas pet, tampas de garrafas e outros materiais reciclados.
– Xô, Mosquito! – Facilitador: Técnica da Vigilância Sanitária Rosália Ribeiro – Atividades lúdicas sobre a prevenção e cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos causadores de doenças.
– Jogos e Brincadeiras – Facilitador: Equipe da Biblioteca – Serão disponibilizados brinquedos, jogos e a estrutura do parque para brincadeiras.
– Contação de Histórias e Brincadeiras – Facilitador: Escritora, Contadora de histórias Karina Queiroz – Encontro com a escritora Karina Queiroz e contação de histórias baseadas no seu livro “A Luneta Mágica no Reino da Escuridão” e oficina de desenho.
– Simulação de Lançamento de Foguete – Facilitador: Astrônomo Rubens Heizer Villela – Conversa com o astrônomo sobre os princípios de lançamento de foguete seguida de demonstração prática utilizando garrafa pet, finalizando com uma oficina de foguete com material reciclado.
– Oficina de Malabares e Confecção de Objetos de Malabares – Facilitador: Ator/Palhaço e teatrólogo Wagner Esse, Cia. W. Esse – Confecção e noções de utilização de malabares.
– Roda Cantada – Facilitador: Cantor Celso Lira e equipe da Biblioteca – Resgate de cantigas de roda coreografadas pelas crianças.

 

Organização: Colégio São Judas Tadeu
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Durante toda a semana, as famílias serão convidadas a brincarem na escola com as crianças. Montaremos espaços ao ar livre, com diversas atividades de exploração, elementos da natureza, casinha, materiais não estruturados, pintura na parede de azulejo, parede musical, etc… brincadeiras simples e criativas. Exposição de brinquedos confeccionados pelas crianças e suas famílias, com reaproveitamento de material, para as crianças brincarem na escola, estimulando o tempo de estarem juntos, brincando. No dia 25 haverá palestra para pais, professores, estudantes de pedagogia e público em geral, com a professora, especialista no assunto, Tânia Ramos Fortuna, coordenadora do programa de extensão universitária “Quem quer brincar?” – UFRGS. Também faremos uma oficina de brinquedos para os jovens do núcleo do Parceiros Voluntários, na tarde do dia 26, para que se sensibilizem e disseminem o brincar nas escolas que atuam como voluntários.

 

Organização: Centro de Referência e Assistência Social/CRAS Morrinhos
Guarujá – São Paulo
Com o tema “O brincar que encanta o tempo” em mente, teremos disponível um circuito de espaços para brincar, em que as crianças escolhem onde querem ficar. Sala 1: Espaço para criar e recriar — estarão disponíveis sucatas variadas (rolinhos de papel, garrafas pet, potes, tampas), tintas, colas, brinquedos quebrados para serem explorados e talvez transformados. Sala 2: Oficina com argila — explorar os movimentos de amassar, enrolar, fazer bolinhas, bola grande. Sentir a umidade e observar que ela seca. Sala 3: Espaços com os cantinhos para as brincadeiras simbólicas — casinha, cozinha, bonecas, bonecos, aviões, carrinhos, ferramentas. Brinquedos que estimulem a visão, audição e tato. Sala 4: Jogos de tabuleiro — dama, xadrez, ludo e jogos de desafio – perfil, quest, cara a cara. Na área externa, montaremos cama elástica e rede de vôlei ou peteca, disponibilizaremos corda, bambolê, bola, e amarelinhas pederão ser desenhadas na terra.

 

Organização: EMEF Alencar Cardoso
Aracaju – Sergipe
Projeto Dia de Aprender Brincando. Atividades recreativas: amarelinha, avião pegador, ar-terra e mar, o segredo da viagem, jogo de memória, mantendo o sonho no ar, sempre cabe mais um, acerte o alvo, desenhando o corpo, coitadinho do meu gatinho, bambolê mágico, calcar e descalçar, futebol de tampinhas, barata assustada, aulas de mágicas, formação de palavras, contações de histórias, etc. Espaços utilizados: quadra poliesportiva, salas de aula, biblioteca, tenda literária, sala de vídeo, jardim e corredores da escola. Teremos músicas, convidados especiais e uma cama elástica. Contações de histórias com a participação ativa dos presentes. Culminância: Um aulão de relaxamento e, logo em seguida, será servido um lanche leve e saudável. Público: Turmas do 1º ano ao 5º ano. Responsáveis: Professores, equipe estratégica (Professores de Educ. Física e Coordenação Pedagógica) e Diretora.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br