O ABCD Encantado da Infância fala sobre ações fundamentais para que crianças tenham uma infância digna e seu desenvolvimento potencializado. O A trata de aprender, o B de brincar, o C de comer e o D de dormir.
O comer começa logo na primeira hora de vida do bebê, quando é colocado no peito para mamar. O aleitamento, portanto, indicado como forma exclusiva de alimentação até os seis meses de idade, é fundamental para o desenvolvimento. Depois desse período, é indicado aos pais, mães e responsáveis complementar o leite materno com uma alimentação saudável.
Com o objetivo de tratar sobre essas questões e celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, o Sesc SP elaborou a programação “Do peito ao Prato”.
O Sesc Piracicaba, por exemplo, terá oficinas e palestras durante toda a semana. No sábado (03), pais e mães poderão aprender sobre o uso correto do sling (um pedaço de tecido que suporta o bebê junto ao corpo de quem o carrega). No domingo, uma roda de conversa tratará sobre o desenvolvimento da gravidez e o pós-parto. Saiba mais.
O Sesc Araraquara, por sua vez, será palco do bate-papo volta ao trabalho e amamentação, a ser realizado na quarta-feira (7).
O paladar dos bebês, As delícias e os desafios da alimentação depois do primeiro ano, o aleitamento materno, da gravidez à amamentação: os primeiros passos do aleitamento, orientações e cuidados durante a amamentação, dúvidas e desafios sobre amamentação, amamentar no sling + mamaço, introdução alimentar na prática, amar e alimentar…amamentar são alguns exemplos de oficinas, exposições e rodas de conversa que acontecerão na rede do Sesc São Paulo, como Ipiranga, Interlagos, São Caetano, Consolação, Bom Retiro, Santo André, São José dos Campos, Catanduva e outros.
Toda a programação pode ser conferida no site do Sesc.
*Imagem: divulgação SESC.