No dia 19 de outubro às 16h, via plataforma Zoom, acontece o encontro Emergência Cultural
Iniciativa realizada pelo Núcleo da Aliança pela Infância de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o evento tem a missão de fazer emergir ações culturais que dialoguem com a Cultura de Paz para a Infância. O encontro compõe as atividades da Semana da Infância e Cultura de Paz e é aberto ao público.
No encontro do dia 19, a abertura conta com a fala do mestre brincante Roquinho, pesquisador das culturas tradicionais e populares das infâncias, que atua no Conselho de Cultura de Belo Horizonte, Minas Gerais. O convidado trará uma reflexão sobre o tema: fomento e valorização da cultura das infâncias no plural, pela diversidade e multiplicidade de realidades que a constituem.
Esta movimentação em torno da cultura nas infâncias encontra-se ativa frente à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e do que ela pode trazer de apoio e fomento ao campo da cultura.
O evento propõe contextualizar a cultura das infâncias em um cenário abrangente, que inclui a segurança alimentar e nutricional, o direito à natureza, aos espaços e às oportunidades de sociabilidade, de criatividade, de vivências culturais amplas, ricas e diversificadas. O direito de brincar e de ter contato com brincadeiras, contos, cantigas e alimentos tradicionais, valorizando culturas e raízes culturais.
Presenças confirmadas:
Lilian Gil – Frente Brasil Popular/Mare; Jacqueline Lopes – Aliança pela Infância; Inês Farany – Frente Brasil Popular; Claudia Bergo – Mare/Centro Esportivo Virtual; Giovana Bellini – Funalfa Guga Dorea – Todos na Diferença/ UFJF; Paula Rocha – DOM; Anderson – Casa das Artes / MST; Gisela Pelizzone – EM José Calil; Edison – Brinquedoteca Neo; Gabriela Machado- Meninada Vale Verde; Gabriel – Veredas; Erika Herzog – CRDH/ Centro de Referência; Gabriel Pássaro – Viva Nécta e Rafael Cooz da Floresta Educadora.
Acesse o link do zoom abaixo e participe!
https://us02web.zoom.us/j/81367638703