Inspirações e experiências

Notícias

Dia das Crianças pelo olhar da Semana da Infância e Cultura de Paz

2 de outubro de 2020

Entre os dias 12 a 18 de outubro, a Aliança pela Infância promove a Semana da Infância e Cultura de Paz.

A proposta é aliar os alicerces da Cultura de Paz com o universo infanto-juvenil na semana do Dia das Crianças.

Acreditamos que a infância representa a luz que revela e ilumina; o calor que acolhe e humaniza; e a vida que se perpetua e se recria a cada momento*. Portanto, garantir uma infância plena e alinhada aos princípios da Cultura de Paz é criar possibilidades concretas para a construção de um futuro melhor.

Ao reconhecer a essência brincante, encantada e formativa dessa etapa da vida, a Aliança aponta a infância como inspiração para todos os seres humanos.

“Se quisermos alcançar a verdadeira paz neste mundo e desfechar uma ação efetiva contra a guerra, temos que começar pelas crianças”.

Mahatma Gandhi.

 

Mas afinal, o que é a Cultura de Paz?

Cultura de Paz é um movimento que agrega um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência.

A iniciativa foi lançada oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999. Desde então, a UNESCO e todos os apoiadores do movimento empenham-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança por meio do diálogo e da educação. Metas que se estreitam com os objetivos do Movimento Aliança pela Infância.

“Posto que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens onde se deve erigir os baluartes da paz”.

Constituição da UNESCO.

 

A Cultura de Paz na Semana da Criança

A Semana da Criança, para além do estímulo desenfreado do mercado pelo consumo de brinquedos de plástico e aparelhos digitais, é um dia de comemoração aos cidadãos e cidadãs do futuro.

Dessa forma, a Aliança pela Infância escolhe marcar o momento com o filtro da Cultura de Paz no universo do sensível, destacando quatro palavras-chaves: o cuidado, o convívio, a cultura e o amor à natureza.

O cuidado e o convívio se relacionam ao exercício dos momentos de devoção, escuta e acolhimento. Também diz respeito ao papel dos cuidadores e sua autoridade amorosa no cuidado com a criança. A cultura tange o direito de acesso ao bom, ao belo e ao verdadeiro. E o amor à natureza traz a ligação viva com o planeta Terra, seus animais e flora.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das atividades da Semana da Infância e Cultura de Paz.

* Fragmento da carta de princípios da Aliança pela Infância.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br