Uma marcha de 10 mil quilômetros para promover a justiça e a paz e celebrar o aniversário de 150 anos de Mahatma Gandhi. Essa é a Jai Jagat 2020.
A caminhada teve início no dia 2 de outubro de 2019 em Nova Delhi, na Índia, e está programada para, até 2 de outubro deste ano, percorrer dez países com treinamentos sobre comportamento não violento.
Além disso, a iniciativa também tem como objetivo chamar a atenção de sociedades ao redor do mundo a se conscientizarem sobre o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa forma, a Jai Jagat está alinhada diretamente a quatro pilares ligados aos ODS: erradicação da pobreza, inclusão social, justiça climática e resolução não violenta de conflitos.
Onde está a marcha?
Depois de ter permanecido na Índia por 121 dias e completado 2.200 quilômetros, o grupo se dividiu. Uma parte dirigiu-se aos Emirados Árabes para visitar a capital Abu Dhabi, Dubai e Sharjah, enquanto outra foi para o Irã e outra ao Paquistão. Na página do Facebook da caminhada, é possível acompanhar relatos quase diários, fotos e vídeos dos integrantes, relatando suas experiências em diferentes territórios.
Atualmente, o grupo todo se reuniu e encontra-se na Armênia, onde permanecerá até 3 de abril para atividades, conferências, troca de solidariedades e ações de arrecadações. A ideia é participar da Conferência de Paz, em Yerevan, capital e maior cidade da Armênia, que será realizada nos dias 2 e 3 de abril, com o tema “Não violência como uma ferramenta de transformação política: a experiência armênia.”
Nesse vídeo, por exemplo, é possível acompanhar a despedida do grupo da Índia e chegada na Armênia, inclusive com imagens da visita ao Memorial do Genocídio Armênio. A marcha também visitou locais importantes para as populações por onde passou, como a ponte da vida, na Armênia.
A maioria das atividades realizadas pelos grupos conta com fotos, imagens e cartazes sobre a vida e os ensinamentos de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi. Com uma vida dedicada à luta em prol dos direitos civis e independência da Índia de forma não-violenta, Gandhi recebeu o título de Mahatma, que vem do sânscrito, “grande alma”.
Em função do aniversário do líder indiano, o 2 de outubro ficou conhecido como Dia Internacional da Não-Violência, que conversa diretamente com os princípios seguidos pela Aliança pela Infância e a promoção de uma cultura de paz desde os primeiros anos de vida.
Próximos passos
Nos próximos meses, estão previstas no itinerário passagens por Bulgária, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Itália e Suíça para participação no Fórum em Genebra, além do retorno à Índia, em outubro.