Um dos principais objetivos da Aliança pela Infância é sensibilizar a sociedade sobre a essência da criança, sobre os caminhos para um desenvolvimento saudável e equilibrado e, sobretudo, sobre a importância de se preservar o tempo da infância. Neste sentido, a formação ocupa um papel central.
No mundo contemporâneo, sabe-se que a formação se dá nos mais variados espaços e tempos. Por isso, a Aliança pela Infância investe na comunicação (site e redes sociais), na realização de eventos (seminários, encontros, debates e palestras) e na publicação de material relevante sobre a infância.
A Aliança já percorreu um longo caminho, mas ainda há muito por fazer.
Ao longo de oito anos, o Fórum Aliança pela Infância foi o principal projeto de formação do movimento. Resultado de uma parceria com a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Prefeitura de São Paulo, os fóruns aconteceram mensalmente no Parque Ibirapuera.
Educadores, ativistas culturais, militantes da causa da infância e estudantes são a maioria dos que participaram dos encontros. No total, foram 56 Fóruns, nos quais especialistas das mais diversas áreas discutiram temas ligados à infância. Da saúde ao brincar, da linguagem à alimentação, do desenvolvimento infantil à segurança das crianças, os fóruns refletiram sobre os temas mais relevantes relacionados ao universo da criança.
Um destaque foi o fórum “A Palavra Habitada”, com o antropólogo e folclorista Marcos Ferreira Santos, professor livre-docente da Faculdade de Educação da USP. O encontro contou com a presença de 116 participantes, entre eles, 12 crianças.
Em 2013, a Aliança pela Infância suspendeu a realização dos fóruns para que o movimento reavaliasse o seu programa de formação. No último Fórum, em outubro daquele ano, a psicóloga Cisele Ortiz, do Instituto Avisa Lá, falou sobre a intervenção dos adultos na vida das crianças, ressaltando principalmente a importância do brincar e o papel das escolas.
Durante três a quatro dias, em um local afastado de São Paulo, o Encontro Nacional é o momento em que os núcleos da Aliança pela Infância apresentam as atividades realizadas ao longo do ano, as dificuldades encontradas e os avanços. Os representantes de cada núcleo também participam de vivências lúdicas e corporais, assistem a palestras e, principalmente, trocam experiências, construindo a noção de pertencimento à rede e criando laços de identificação e apoio mútuo.
Caminhos para uma Aliança pela Infância (2004)
Adriana Friedmann e Ute Craemer (orgs.)
A infância está em perigo, pois está sendo perdida em todo o mundo, seja em virtude da pobreza, dos males sociais ou do estresse da vida moderna. Este livro é um convite à reunião de forças com o objetivo de salvaguardar a infância. Educadores, profissionais de saúde, mães, pais, familiares, jornalistas, políticos e demais setores da sociedade estão convidados a participar desta aliança em prol de um futuro de paz às próximas gerações.
A Primeira Infância na Cultura de Paz (2004)
Vários autores
Este livro traz artigos do primeiro simpósio nacional “A Primeira Infância na Cultura de Paz”, ocorrido em maio de 2003. São textos de representantes da Aliança pela Infância, da Associação Comunitária Monte Azul, da Fundação Orsa, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Infância, Teia de Olhares (2007)
Vários autores
A presente coletânea trata de temas relacionados à infância, tais como educação, saúde, mídia, artes, meio ambiente. Os artigos foram escritos por diferentes especialistas que participaram como docentes no “Programa de formação de multiplicadores da Aliança pela Infância”, durante o ano de 2004.
Infância Vivenciada (2013)
Patrícia Gimael e Selma Crepaldi
A obra Infância Vivenciada é um guia para pais e educadores sobre as distintas etapas do desenvolvimento infantil e as atividades estabelecidas para cada faixa etária. É resultado da longa experiência das autoras sobre o tema. A metodologia utilizada busca sempre o equilíbrio entre o pensar, o sentir – uma vivência –, e o querer, a atividade prática. O principal objetivo é a busca de uma infância feliz e vivenciada intensamente, a partir de um desenvolvimento infantil saudável.
Semana Mundial do Brincar – uma mobilização pelo tempo da infância (2014)
Alex Criado (org.)
Este livro sistematiza a experiência da maior mobilização em prol do brincar no mundo. A Semana Mundial do Brincar no Brasil envolve milhares de crianças e mais de uma centena de instituições, entre empresas, ONGs e órgãos governamentais. O livro resgata o histórico da Semana, apresenta os pilares que a fundamentam e traz as atividades e brincadeiras que acontecem em todo o país. Além disso, artigos de especialistas discutem a importância desse direito inalienável da criança, que é o brincar.