Durante as campanhas nacionais da Aliança pela Infância, centenas de parceiros e membros do movimento se mobilizam nas mais diversas ações para estimular o debate público sobre a essência da infância e suas reais necessidades.
Todos os anos são realizadas cinco grandes campanhas. Elas estão relacionadas aos grandes desafios da atualidade. Nada impede, contudo, que novas campanhas sejam organizadas ou encampadas pela Aliança.
A Semana Mundial do Brincar ocorre sempre na última semana de maio. E, a cada ano, vem ganhando novos parceiros e se tornando uma grande mobilização em favor do tempo da infância.
Em agosto, em sintonia com outras instituições e órgãos governamentais, é realizada a Semana Nacional de Amamentação.
Em setembro, em comemoração ao Dia Internacional da Paz, a Aliança organiza atividades pela Cultura de Paz na infância.
Em outubro, o dia da criança já se transformou num grande evento comercial. Para se contrapor, a Aliança desenvolve em todo o país ações que relembram o verdadeiro significado da infância.
E, finalmente, em dezembro, a Aliança articula uma grande campanha por um Natal sem consumismo.
O brincar é um direito fundamental de toda criança. Sem brincar, a criança deixa de ser criança e sua infância é sacrificada. Por isso, desde 2010, a Aliança pela Infância do Brasil vem desenvolvendo a Semana Mundial do Brincar.
Durante uma semana, os diversos núcleos da Aliança, bem como dezenas de parceiros realizam brincadeiras, atividades artísticas, oficinas, debates, atividades circenses, resgate de jogos e brincadeiras tradicionais, palestras, sempre apontando a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Desenvolvimento não só emocional, mas também cognitivo, físico e até mesmo ético.
A cada ano, novos parceiros se juntam a essa grande mobilização. São instituições privadas, como escolas e empresas voltadas para a infância, órgãos governamentais – secretarias, prefeituras, universidades – e organizações da sociedade civil.
Em 2013, foram 139 organizações em todo o Brasil. Essa grande rede de parceiros tem transformado a Semana Mundial do Brincar do Brasil no maior movimento em defesa da infância do mundo. Em 2013, por exemplo, as ações aconteceram em 117 municípios, envolvendo diretamente 168 mil crianças!
Todas as atividades da Semana Mundial do Brincar são norteadas pelos seguintes princípios: a gratuidade, o brincar para todos (crianças de todas as idades, origens e culturas), o brincar sob todas as formas (jogos, brincadeiras livres e brincadeiras tradicionais) e o brincar em todos os lugares (espaços públicos e privados, na escola, na rua e nas casas).
O aleitamento materno é considerado a melhor forma não só de oferecer os nutrientes necessários ao recém-nascido, mas também de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê. Por oferecer anticorpos, ajuda a proteger o bebê, reduzindo assim a mortalidade infantil e a incidência de doenças infecciosas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno também reduz as chances de obesidade na vida adulta e o risco de diabetes. Além disso, traz benefícios para a saúde da mulher, reduzindo certos tipos de câncer e anemia.
No mundo
A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for breastfeeding Action – WABA), concebida em 1992 com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
A ação conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Comemorada entre os dias 1 a 7 de Agosto, envolve mais de 175 países.
Confira os materiais da edição de 2019
No Brasil
No Brasil, a Aliança pela Infância realiza a Campanha de Amamentação desde 2010, mobilizando pais, mães, educadores e profissionais da saúde, com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento, esclarecer alguns mitos e dar apoio às mães que têm dificuldade em amamentar.
Em 2013, por exemplo, a Aliança realizou em parceria com a Casa Ângela e a Fundação Abrinq um momento de formação sobre o tema para mães e profissionais da saúde. No evento, houve uma rica
troca de experiências entre as participantes.
Vários núcleos da Aliança também se engajam na Campanha, realizando atividades, como rodas de amamentação, debates, exposições fotográficas, oficinas de aleitamento e ‘mamaços’. A Aliança também promove uma intensa disseminação de informações, através de seu site e de suas redes sociais.
Em 1981, a ONU declarou o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz. Este seria um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. O objetivo era fazer com que as pessoas não só pensassem na paz, mas realizassem algo concreto em favor da paz.
A Aliança pela Infância tem desenvolvido, há anos, no mês de setembro, a Campanha pela Cultura de Paz, pois acredita a cultura de paz deve ser construída já nos primeiros anos de vida da criança. Isto significa respeitar a vida, o ser humano e sua dignidade; combater a violência pela educação, o diálogo e a cooperação; aderir aos princípios da liberdade, justiça, solidariedade e tolerância buscando a compreensão entre todos.
A partir desses princípios, a Aliança estimula seus núcleos e organizações parceiras a realizarem eventos como feiras de trocas de brinquedos, palestras e debates, caminhadas pela paz, entre outros.
Um Festival pela Paz
Em 2012, a Aliança uniu-se a muitas outras organizações e pessoas, no III Festival Mundial da Paz, que aconteceu no Parque Ibirapuera. Durante o Festival, a Aliança realizou uma linda Feira de Troca Brinquedos, com voluntários do Movimento Infância Livre de Consumismo. O objetivo foi trabalhar com as crianças a solidariedade, a preservação ambiental, a generosidade e o ouvir o outro, princípios fundamentais na construção de uma Cultura de Paz.
Além disso, houve uma “Oficina de Construção de Brinquedos” e outra de “Brincadeiras Cantadas e Dançadas”, promovidas em parceira com o Instituto Brincante. E, em conjunto com a Federação de Bandeirantes e estudantes de pedagogia da Uniítalo, foi oferecido às crianças um grande leque de jogos cooperativos, incentivando a união em lugar da competição.
Várias experiências, um caminho: a paz
Em 2013, a Aliança pela Infância participou da Roda de Conversa – Cultura de Paz: uma ação na comunidade escolar – no Festival Relevando São Paulo. No evento, Edna Blaich, membro da Aliança, apresentou seu projeto Contar histórias com Arte, realizado há 8 anos em três escolas públicas da periferia de São Paulo.
A gestora da Aliança pela Infância, Giovana Barbosa de Souza, falou sobre a experiência do projeto Cores da Paz, que trabalhou com valores, resiliência e solução de conflitos tanto com as crianças, quanto com os professores.
Por fim, a conselheira da Aliança, Maeve Vida, pesquisadora da cultura de paz, apresentou o projeto Heróis da Verdade, realizado com crianças abrigadas. O objetivo é resgatar o herói que existe dentro de cada um, no âmbito social e espiritual.
Uma dança mundial pela paz
Em 2014, o Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, caiu num domingo. A Aliança pela Infância organizou, então, uma Grande Dança Circular Pela Paz no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento foi precedido por um piquenique comunitário, no qual cada participante levou um alimento e partilhou com os demais. A Aliança também convidou seus membros e parceiros a organizarem rodas de dança por todo o país.