Inspirações e experiências

2022

Vamos brincar? Pregabolha [Especial Semana do Aprender]

20 de março de 2022

A Semana do Aprender 2022 aconteceu entre 14 e 20 de março, com o tema “Infância é tempo de aprender a confiar”, com o objetivo de trabalhar a importância de construir vínculo e afetos positivos nas relações de aprendizagem, não apenas na escola, mas em todos os espaços onde o descobrir encanta o aprender. Para colaborar, Daniela Signorini, coordenadora de projetos na Aliança pela Infância, preparou uma boa brincadeira para quem quer se inspirar e realizar atividades relacionadas à confiança não apenas em março, mas o ano todo:

Pregabolha

Pregabolha é uma brincadeira que pode ser feita em ambientes externos, por exemplo quintais. Com ela as crianças aprendem a reutilizar materiais domésticos para criar um fazedor de bolhas gigantes! Além disso, com as bolhas, aprendem a confiar no sentido da vida, que inclui criação e destruição, nascimento e morte, começo e fim, além da incerteza, fragilidade e leveza das coisas. Ela é feita com pregadores de madeira, barbante e um clips. Além disso acrescentamos um pote com água, detergente e açúcar.
Começamos com uma caça ao tesouro para as crianças localizarem esses objetos pela casa. Cortamos o barbante em duas partes, uma menor e outra maior e fazemos amarrações nas pontas em cada um dos pregadores. A ideia é formar uma boca, e na parte de baixo podemos acrescentar um clips que vai dar o peso ideal para mergulhar os pregadores na água, erguer e soltar a bolha.
Reserve um espaço seguro para brincar e tenha cuidado com o piso que ficará escorregadio. Mantendo a secagem dele você evita problemas, mas o ideal é fazer em lugares que não sejam escorregadios, como terra, grama, concreto ou pisos aderentes. Inclusive, pode acrescentar à solução corantes e assim criar bolhas gigantes coloridas, que podem ser caçadas pelas crianças com folhas de papel cartão ou cartolina.
Após o termino da brincadeira, deixe todos os materiais secarem e depois é possível reutilizar o brinquedos e com as folhas de papel secas criar desenhos com as formas das cores.
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br