Inspirações e experiências

Notícias

Seminário em Carmo da Cachoeira (MG) debate educação em situações de emergência e respostas humanitárias

24 de outubro de 2019

Carmo da Cachoeira, atenção! Até 26 de outubro estão abertas as inscrições para o Seminário de Educação em Situações de Emergência e Respostas Humanitárias. O evento acontecerá entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro na comunidade Luz Figueira, em Carmo da Cachoeira, em Minas Gerais. 

Organizado pela Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais, o seminário é destinado para educadores, missionários, psicólogos, assistentes e cientistas sociais, estudantes, agentes internacionais e demais interessados no tema. 

A ideia é que, a partir de mesas redondas, rodas de conversa, oficinas, vivências e mutirões práticos, os participantes possam compartilhar experiências, práticas e métodos de atuação em variados contextos de situações de emergência e respostas humanitárias no âmbito da educação, além de aprender sobre temas ligados à saúde mental e emocional, proteção de crianças e adolescentes, educação em contextos inesperados de emergências e impactos sociais e ambientais. 

Programação e palestrantes 

As mesas, conferências, oficinas e debates serão divididas pelos quatro dias de evento. Entre os temas que serão abordados nas mesas redondas estão os princípios básicos de uma intervenção humanitária em emergência, ensino diferenciado para bloqueios cognitivos devido a traumas e situações de violência, o indivíduo no contexto em que está inserido: escola-família-comunidade, entre outros. 

São 14 opções de oficina, e cada participante poderá escolher até duas. Entre elas estão “Educador brincante, feliz estudante!”; Psicologia e Terapias Coletivas em Missões Humanitárias; Metodologia de Educação em Valores Humanos; Agroecologia e Agrofloresta; Cultura de Paz e Comunicação Não Violenta, entre outras. 

Entre os palestrantes já confirmados estão Reinaldo Nascimento, terapeuta social, educador físico e psicopedagogo. Coordenador pedagógico do time internacional da Pedagogia de emergência desde 2011; William Boudakian, Diretor Executivo do Instituto Família Barrichello e presidente da Associação de Pedagogia de Emergência do Brasil; Eliana Jimeno, diretora de programa de iniciativas de ex-alunos da Initiatives of Change USA; Soledad Maria Garzón Peire, professora e consultora de uma escola Waldorf na Argentina, missionários da Fraternidade, entre outros. Confira todos os nomes neste link

Inscreva-se 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição mediante preenchimento do formulário deste link até 26 de outubro. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para Anderson Santiago no e-mail educacao.roraima@fraterinternacional.org ou no telefone (35) 99820 7480.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br