Inspirações e experiências

Notícias

Semana Mundial do Brincar 2016 – uma ação encantada

15 de Abril de 2016

A Aliança pela Infância, que desenvolve e inspira essa iniciativa desde 2009, está propondo “O brincar que encanta o lugar” como tema das atividades em 2016. Nesta semana – que vai acontecer de 22 a 28 de maio em todo o país – uma semente será plantada, mas a ideia é que o valor do brincar seja cultivado em todos os momentos.

Como sempre, as atividades são abertas, promovidas voluntariamente por pessoas, grupos e organizações sensíveis ao encantamento das crianças. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, que envolvem música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias e manifestações culturais tradicionais e outras ações. O importante é que se trata do brincar livre, com brinquedos não estruturados, em que as crianças encantam o lugar com suas brincadeiras.

O tema escolhido para as atividades de 2016 busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e adultos em geral mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar. As atividades da Semana são pensadas para que os pequenos possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.

Aguarde mais notícias sobre a Semana Mundial do Brincar. Enquanto isso, mobilize sua comunidade, seu lugar, sua instituição, seu núcleo, sua família para participar dessa história. E compartilhe com a Aliança suas ideias para a ação que acontecerá em maio!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br