Inspirações e experiências

Biblioteca

Revista Infância e Moda – reflexões sobre o tema

15 de abril de 2016

Foi realizado em outubro de 2014, pela Aliança pela Infância, o I Seminário Infância e Moda em parceria com a Faculdade Santa Marcelina. Esta revista é fruto deste evento e do debate com pessoas especialistas em infância, cineasta, estilista e produtor de moda que, corajosamente, se uniram para refletirmos sobre o impacto da moda na infância.

Foram dois dias de evento: no primeiro, exibiu-se o documentário Idades da Moda, seguido de uma roda de conversa – mediada pelo jornalista Alex Criado – com um dos diretores do filme, Marcelo Machado, e com o jornalista, pesquisador e professor da UFMG Tarcísio D’Almeida. No segundo dia, com o intuito de refletir sobre o mercado da moda e seu impacto sobre o cotidiano da criança, aconteceu um bate-papo, mediado pela pedagoga e especialista Vera Melis, que contou com a presença de Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura, do empresário Giuliano Donini, presidente da Marisol S/A, e da estilista Silvia Ferraz, criadora da marca de roupas para crianças Spirodiro. Nesta revista, você encontrará entrevistas com todos os profissionais envolvidos no evento.

Este evento fez parte das reflexões que a Aliança pela Infância promove durante o que é conhecido no Brasil como o “mês da infância” – outubro -, momento em que o consumo de brinquedos se aproxima ao que acontece no Natal, e é seguido pelo consumo de roupas.

Quais são as roupas que as crianças usam no Brasil? Elas são adequadas para que a crianças tenha conforto e possam brincar? O que move os estilistas quando inserem acessórios nas roupas para atrair atenção, mas que, muitas vezes, são perigosos e causam acidentes (como o caso em que a criança engole botões e cordões)? Como a moda imprime marcas no comportamento das crianças? O que é roupa de menina e roupa de menino? E quando a erotização precoce entrar na moda? E o consumo?
Estas e muitas outras perguntas nos conduziram a reunir este grupo tão seleto de profissionais comprometidos com o desenvolvimento real do nosso país, que certamente começa por uma infância digna e saudável.

É só clicar aqui para ler!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br