Inspirações e experiências

Publicações

Primeira Infância em foco – confira as ações de setembro

25 de setembro de 2020

No mês de setembro, a Aliança pela Infância rememora as iniciativas de parceiros para a primeira infância.

Em busca de valorizar, promover e proteger crianças e jovens, a Aliança entende que a divulgação de iniciativas em prol do pleno desenvolvimento da infância, a partir de ações de fundações, organizações e parceiros, fortalece e amplia a discussão sobre políticas e iniciativas no campo.

Semana da Educação Humanizada

O Movimento pela Educação Humanizada (Moveh) promove a semana da educação humanizada entre os dias 21 e 25 de setembro através de webinars no Youtube da Moveh.

Os encontros acontecem ao vivo das 16h às 17h30, e permanecem disponíveis na plataforma. 

No dia 21, o tema do encontro é “o que é a educação humanizada”. No dia 22, a conversa é sobre “o olhar para a criança e o vir a ser”. No dia 23, o foco é no educador: “o olhar para o docente, o reconhecimento devido”. No dia 24, o foco é família e seu entorno: “o olhar para a família e comunidade” e, para o encerramento da semana, o tema é o “olhar social: desigualdade, diversidade e inclusão”. > Acesse

Webinar: Custo da reabertura de creches e pré-escolas no contexto da Covid-19 

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal vai lançar o estudo “Custo da reabertura de creches e pré-escolas públicas no contexto da Covid-19”, em parceria com a Undime. O material traz uma estimativa de gastos para o setor público com a retomada das aulas presenciais, considerando a aplicação de todos os protocolos de higiene contra a Covid-19, além de uma planilha-modelo para guiar o orçamento das redes municipais com os custos adicionais para o retorno às aulas. 

O estudo foi apresentado em videoconferência na quinta-feira, 24 de setembro. E segue disponível no canal do Youtube da Conviva Educação. > Acesse 

 

De olho nas eleições

As eleições municipais de 2020 serão diferentes de qualquer outra porque não vão passar imunes aos impactos da pandemia da Covid-19 nos setores econômicos, humanos e psicossociais. Será preciso, mais do que nunca, estabelecer as prioridades certas. 

Neste contexto, a Fundação Maria Cecilia Souto lança o site Primeira Infância Primeiro, onde candidatos e educadores podem acessar informações e ferramentas para políticas que priorizem as crianças de zero a 6 anos em seus planos de governo. > Acesse

Primeira infância em pauta 

O material foi criado a partir de diversas pesquisas para que jornalistas, cientistas sociais, acadêmicos, gestores e funcionários públicos possam usufruir de conteúdos sobre as questões da primeira infância.

São cerca de 200 fontes diferentes, entre estudos, publicações e entrevistas realizadas com profissionais e especialistas da área de comunicação, saúde e educação, brasileiros e estrangeiros.  > Acesse

Acesse o site da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e acompanhe o trabalho de umas das organizações mais importantes para a promoção e proteção à primeira infância no país.   

Imagens: Bernard Hermant e Sigmund via Unsplash.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br