Inspirações e experiências

Notícias

Prefeitura de SP promove seminário sobre Primeira Infância

31 de julho de 2018

Nos dias 01, 02 e 03 de agosto, acontecerá em São Paulo o Seminário da Primeira Infância. A iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo tem o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e, neste ano, acontecerá dentro da programação da Semana Municipal da Primeira Infância, que integra pela primeira vez o calendário oficial do município.

Durante os três dias, a programação do evento foi pensada para que a sociedade possa vivenciar um espaço de reflexão, discussão e troca de experiências sobre a valorização e cuidados da primeira infância.

Voltado principalmente para servidores da administração municipal e organizações da sociedade civil que trabalham com esse tema, o seminário contará com assuntos diversos. A mesa de abertura, por exemplo, irá contar com Bruno Covas, prefeito de São Paulo; Sônia Francine, presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de São Paulo; Eduardo Barbin, presidente do CMDCA.

Em seguida, na mesa um, serão discutidos os “Desafios da Gestão Integrada de Políticas Públicas para a Primeira Infância”. O tema terá contribuições de Teresa Surita, prefeita de Boa Vista (RR); Tatiane Parra Roda, coordenadora geral de atendimento familiar do Ministério do Desenvolvimento Social; Arnaldo Sala, coordenador da área técnica de atenção básica da Secretaria de Estado da Saúde – SP e de Regina Pacheco, professora da Fundação Getulio Vargas.

No segundo dia de encontro, será a vez da mesa dois, que terá como tema “A Importância do Desenvolvimento na Primeira Infância”. Na ocasião, estarão presentes Halim Girade, médico e ex-secretário nacional de Desenvolvimento Humano do Ministério do Desenvolvimento Social; Maria Beatriz Linhares, professora e doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP); Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo e Maria Carmen Silveira Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A mesa três, por sua vez, trará Eduardo Cortês de Freitas Gouveia, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Lélio Ferraz de Siqueira Neto, procurador do Ministério Público de São Paulo; Pedro Hartung, advogado do Instituto Alana e Eloisa Arruda, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, para debater “Garantia dos Direitos das Crianças mais Vulneráveis na Primeira Infância”.

O último dia do seminário será dedicado às mesas quatro e cinco, com os respectivos temas: “As Políticas para a Primeira Infância na Redução da Desigualdade no Município” e “A Primeira Infância e a Cidade”.

Todas as atividades acontecerão no Parque Ibirapuera. Para participar, é preciso realizar inscrição neste link.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br