Inspirações e experiências

2023

Participe do webinário “A natureza no brincar”

14 de abril de 2023

A SMB acontece em maio, com o tema “A Natureza no Brincar”, mas a oficina realizada em 27 abril é um convite para todos que queiram conhecer mais sobre a temática, e participar, organizando e mobilizando ações relacionadas ao tema, desde que sejam gratuitas

Para difundir conhecimentos sobre “A natureza no brincar” e contribuir com o planejamento de atividades realizadas durante a Semana Mundial do Brincar 2023, a Aliança pela Infância realizará um encontro virtual no dia 27 de abril, quinta-feira, das 9h às 12h, com transmissão em seu canal no Youtube. O evento, intitulado “A natureza no brincar”, tem como objetivo sensibilizar pessoas e grupos interessados no brincar e na infância sobre a temática da SMB 2023, que acontecerá entre os dias 20 e 28 de maio de 2023. O evento será aberto e os participantes que estiverem assistindo ao vivo poderão se registrar em um formulário para receber um certificado de participação.

Durante o webinário, serão apresentados os objetivos da SMB, princípios, formato e orientações sobre como participar. A temática da semana neste ano, “A natureza no brincar“, será o foco das discussões, com estudos e práticas que ajudem a pensar e propor atividades diversas, recriando o cotidiano das crianças com jogos e brincadeiras, e refletindo sobre o direito de brincar e a ocupação lúdica dos espaços – cidade e zona rural.

Entre os palestrantes estarão Gabriela Romeu, jornalista, escritora e pesquisadora das culturas infantis regionais. Maria Isabel Barros, especialista em infâncias e natureza do Instituto Alana, falará sobre Cidades verdes e amigáveis às crianças como caminhos para a garantia do direito ao brincar.

Haverá também um bloco dedicado às experiências de brincar e natureza, com participação de Ana Carol Thomé, do Ser Criança é Natural, que apresentará propostas para inspirar a realização de atividades de brincar livre na natureza. Estará também presente Sarah Menezes, integrante da Aliança pela Infância nos núcleos de Viçosa (MG) e Piracicaba (SP), que compartilhará sua experiência de brincar na natureza e de organização de atividades na Semana Mundial do Brincar. Haverá espaço para perguntas e comentários dos participantes

O webinário “A natureza no brincar” faz parte das comemorações da Semana Mundial do Brincar 2023 e é uma oportunidade para refletir sobre a importância do brincar livre em contato com a natureza e sobre o papel da criança nas discussões socioambientais. Para participar, basta acessar o canal da Aliança pela Infância no Youtube no dia 27 de abril, a partir das 9h.

 

 

A Semana Mundial do Brincar

Realizada pelo movimento Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar integra uma agenda de semanas temáticas que ocorrem durante todo o ano, conhecidas como o ABCD Encantado da Infância: a Semana do Aprender, em março; Semana do Brincar, em maio; Semana do Comer, em agosto; Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro; Semana do Dormir, em dezembro. As datas sempre são previamente divulgadas no site e nas redes da Aliança pela Infância.

Em 2023, a SMB acontece entre os dias 20 e 28 de maio de 2023 com o tema “A Natureza no Brincar”. E o convite vale para todos: qualquer pessoa pode participar, inspirando e mobilizando ações relacionadas ao tema, desde que sejam gratuitas.

Com esse mote, que faz parte do tema anual “Naturalizar”, a Aliança pela Infância convida todos a olharem para a natureza do brincar: sua substância, sua essência. Afinal, de onde vem o brincar? Como nasce o brincar?

Falamos, então, de um brincar que é espontaneidade e liberdade: o livre brincar, que parte dos interesses mais genuínos da criança e que aflora em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Esse brincar que é linguagem da criança, que é jeito de investigar e criar, e que acontece muito além da brincadeira com começo, meio e fim.

E queremos olhar para onde está a natureza no brincar. Esse brincar livre é uma maneira de se relacionar com a natureza também, e de construir uma relação de respeito com ela. Entendemos que a criança é natureza, que todos os seres humanos de todas as idades são natureza, e o brincar é como a criança convive e se relaciona com os outros também.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br