Inspirações e experiências

Notícias

Organizações de Juiz de Fora (MG) promovem Roda de Apoio à Amamentação e Mamaço

6 de agosto de 2019

Juiz de Fora e região: no dia 18 de agosto será realizada uma Roda de Apoio à Amamentação na 7ª edição do Mamaço na cidade mineira. 

A iniciativa fica a cargo da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA), um braço do Núcleo da Aliança pela Infância de Juiz de Fora, juntamente com a Associação de Doulas da cidade, e tem como objetivo reunir mulheres que estão amamentando ou não, famílias, amigos, profissionais e os demais interessados, de forma a criar uma rede pela jornada de empoderamento dos pais e mães. 

A atividade integra o mês de mobilização pelo aleitamento materno, marcado principalmente pela Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto. 

Primeiro passo da alimentação 

Com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos baseados em evidências científicas sobre maternidade, parto humanizado, amamentação e temas relacionados ao apego durante a criação, a AMMA é um movimento social que conversa diretamente com os propósitos da Aliança pela Infância de propagar uma infância digna. 

Integrando o eixo C – que trata do comer – do ABCD Encantado da Infância, o aleitamento é o primeiro passo para que o bebê torne-se uma criança saudável, o que irá possibilitar seu pleno desenvolvimento. 

Tema 

Promovida anualmente pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a SMAM 2019 tem como tema “Empodere os pais e possibilite a amamentação, agora e no futuro!”, em um movimento de sensibilizar e envolver toda a comunidade, não só a família mais próxima, na disseminação da amamentação. 

Soraya Perobelli e Malu Machado, representantes do Núcleo da Aliança pela Infância de Juiz de Fora e da AMMA, afirmam que a escolha por esse tema reflete a crescente consciência sobre um dos pilares fundamentais para uma amamentação de sucesso: o suporte das redes de apoio que cercam as puérperas. “Ao incluirmos na temática outro indivíduo do círculo familiar, estamos gritando pela urgência de todos da família e amigos que convivem cotidianamente com as mães que amamentam entenderem sobre a importância do apoio, empatia e esclarecimento sobre o que é, realmente, o processo de amamentação”, defendem. 

Mas para que isso aconteça ainda faltam informações claras e de qualidade. “Ainda há muitos mitos e ‘instruções’ populares que não possuem embasamento científico e acabam por prejudicar as mulheres, principalmente durante o início da amamentação. Há muitos profissionais desatualizados que acabam por reforçar mitos como ‘leite fraco’, histórico familiar negativo e outros inúmeros equívocos”. Por isso, Soraya e Malu reforçam a importância da busca por informações atualizadas e embasadas cientificamente e destacam a SMAM como uma forma de popularizar e facilitar o entendimento dessas orientações, além da criação da rede de apoio às mulheres.  

“Faltam muitas informações porque não é um período simples, fácil e automático. Não é lindo desde o primeiro dia. Envolve dor, anulação, frustrações e dúvidas. E envolve conhecimento de quem amamenta e de quem está por perto para apoiar, não somente dos companheiros (as).” 

 

Serviço

O que? 

Roda de Apoio à Amamentação e Mamaço. 

Quando? 

18 de agosto, às 10h. 

Onde? 

Parque Halfeld, Juiz de Fora, Minas Gerais. 

 

 

*Fotos: Mamaço Juiz de Fora 2017 – Malu Machado/Divulgação Facebook AMMA

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br