Inspirações e experiências

2023

Inspire-se nas atividades realizadas durante a Semana do Aprender

13 de março de 2023

A Natureza no Aprender: esse foi o tema que a Aliança pela Infância trouxe para provocar mobilizações, inspirações e experiências compartilhadas durante a Semana do Aprender 2023, que aconteceu de 06 a 12 de março, com inúmeras iniciativas compartilhadas nas redes sociais, entre brincadeiras sensoriais e outras ações presenciais ou on-line.

Neste ano, a Aliança pela Infância propôs inspirações e experiências para colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança. 

O movimento acredita que as escolas, os bairros e todos os espaços precisam se verdejar para acolher as crianças em sua natureza mais espontânea, reafirmando, assim, que a criança é natureza, que todos somos natureza. 

Para isso, a Aliança pela Infância convida todos a investigar qual é a natureza da criança em seus quatro atos essenciais – Aprender, Brincar, Comer e Dormir -, o nosso ABCD Encantado da Infância.

As semanas do ABCD acontecem em diferentes períodos do ano: a Semana do Aprender, em março; Semana do Brincar, em maio; Semana do Comer, em agosto; e a Semana do Dormir, em dezembro. Há também a Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro. As datas sempre são divulgadas antes, no site e nas redes da Aliança pela Infância.

Por isso, anote a próxima data: a Semana Mundial do Brincar 2023 será entre os dias 20 e 28 de maio, com o tema “A Natureza no Brincar”. Qualquer pessoa pode participar,  inspirando e mobilizando ações  relacionadas ao tema, desde que sejam gratuitas.

A seguir, algumas atividades realizadas durante a Semana do Aprender 2023:

A vida das folhas

As vivências relacionadas à natureza e NA natureza são corriqueiras no espaço Girafa Colorida (girafacolorida), em Belo Horizonte (MG). E para iniciar a proposta da Semana do Aprender, houve uma conversa com as crianças sobre a vida das folhas. “Elas nascem nas plantas e árvores, podem crescer e cair. Geralmente são verdes, mas no outono, algumas ficam marrons e secas. Precisam de luz do sol para crescerem saudáveis. Aqui, ensinamos às crianças que as plantas são seres vivos e que também precisam do nosso respeito.” Confira aqui:

 

Brincar na natureza

Permitir o brincar na Natureza é proporcionar experiências de investigação, descobertas e encantamento. Este foi o convite para as crianças proporcionado pela CEI Valquiria Nascimento Caetano (@ceivalquirianascimentocaetano), de São Paulo. “Promover aprendizagens significativas e afetivas. Seguimos realizando ações que desenvolvam a primeira infância em sua integralidade.”  Confira: 

 

Os caminhos do vento

“Aproveitar as correntes de vento para planar, como os pássaros… que lindo é o voo de um planador! É uma delícia sentir o movimento do ar e poder brincar com sua potência.” O perfil Brinquedos de todos os tempos sugeriu a elaboração de um planador artesanal, feito com madeira de balsa e asas de acetato, bem levinho e delicado, mas firme e resistente. Arremessá-lo ao ar a favor do vento é o grande desafio. Veja:

 

Memórias sensoriais

Somente em contato com a natureza é que a criança consegue vivenciar experiências sensoriais verdadeiras: cheiros, texturas, temperatura, cores e materialidades são genuínos e se empreguinam em nossa memória sensorial – memória qual utilizamos em operações abstratas na vida adulta. Confira a reflexão feita no perfil de @saracristinavitorio: 

 

 

Brincadeiras no parque 

Diversas aprendizagens estão acontecendo quando trabalhamos com as crianças para que observem a abundância da natureza: aprender a ver, a ouvir, a fazer perguntas, a buscar respostas, a perceber que as respostas não são definitivas, e que podem permanecer sendo perguntas. Pensando nisso, Oficinas Vere e Rosa (@oficinasverderosa) divulgaram 5 brincadeiras para se fazer em um parque. Acesse:

 

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br