Inspirações e experiências

Notícias

II Seminário de Pedagogias Sociais trata sobre o ABCD Encantado da Infância

17 de julho de 2019

Já estão abertas as inscrições para o II Seminário de Pedagogias Sociais – Humanização, a Arte do Encontro na Educação

Realizado pelo Aracê, programa do Núcleo da Aliança pela Infância de Sorocaba e Araçoiaba em parceria com o Instituto VAI, o evento conta com apoio da Sociedade Antroposófica e CaminhAção. 

A segunda edição do seminário convida educadores e famílias para discutir o ABCD Encantado da Infância – Abraçando as Diferenças. O ABCD Encantado é o eixo norteador da Aliança pela Infância e tem como objetivo discutir e defender as questões mais fundamentais do tempo da infância – A de aprender, B de brincar, C de comer e D de dormir. 

Ao todo, o seminário é composto de cinco encontros. A conferência de abertura será realizada no dia 27 de julho e contará com a presença de Ute Craemer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul e articuladora da Aliança pela Infância no Brasil, que fará uma exposição sobre “Humanização – A arte do encontro na educação e o verdadeiro interesse no outro”. 

Em seguida, Elaine Marasca, médica e mestre em educação, falará sobre “A educação como fonte de saúde”. O encontro acontecerá no Centro Social São José, na Pastoral do Menor, em Sorocaba, no interior de São Paulo. 

Os outros quatro encontros serão destinados aos temas do ABCD. O encontro referente ao aprender será realizado no dia 4 de agosto. Brincar vem em seguida em 15 de setembro. 13 de outubro é a vez do comer. Por fim, o evento sobre o dormir acontece em 10 de novembro. 

A sequência de encontros será mediada e contará com a participação de Sonia Teixeira, antropóloga e facilitadora de processos de autodesenvolvimento ampliado pela Antroposofia; José Teixeira, coaching executivo e de carreira e estudioso da Antroposofia; Aline França, pedagoga, fundadora do Instituto VAI e da Tribo Educação e mobilizadora do Núcleo; e Karla e Luiza Coelho, especialistas em educação especial com ênfase em Autismo, autoras do blog Estou Autista e co-fundadoras da organização Laço Azul para autistas e familiares. 

Participe 

A participação no evento demanda um investimento a depender da participação (de R$ 50 a R$ 200) e as inscrições podem ser realizadas neste link, enquanto o pagamento deve ser realizado aqui

Todos os encontros serão realizados das 8h ao meio dia em locais pertencentes a Pastoral do Menor, em Sorocaba, no interior de São Paulo. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br