Inspirações e experiências

Notícias

Guia aponta necessidade do investimento na primeira infância e mostra papel das empresas no desenvolvimento de crianças

29 de agosto de 2018

Qual é o papel das empresas no desenvolvimento das crianças brasileiras? Pensar nisso é o objetivo do guia Aposte na Primeira Infância, lançado em agosto pela United Way Brasil e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).

O material foi elaborado a partir do ranking das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, listadas em 2017 pelo Instituto Great Place to Work (GPTW). Nesse levantamento, alguns dados obtidos foram: 39% oferecem licença-maternidade de seis meses ou mais e menos de 25% flexibiliza os horários para os funcionários resolverem questões familiares, como uma reunião escolar ou visita ao pediatra.

Por isso, a ideia do guia, elaborado especialmente para o setor privado, é trazer dados, pesquisas e iniciativas inovadoras de companhias que já adotaram a causa, para que sirvam de exemplo para outras fazerem o mesmo.

As organizadoras do guia apontam cinco formas de atuação para as empresas. São elas: 1. políticas internas: implementar práticas voltadas a seu público interno; 2. cadeia de valor: “exportar” sua cultura para outras empresas, via contratos com fornecedores; defender a causa ou realizar investimentos coletivos, que unam diversas empresas e cidadãos; 3. investimento social: apoiar ações de voluntariado, ONGs e creches da comunidade, além de organizações; 4. comunicação e marketing: promover intensa comunicação em prol do tema, sensibilizar as pessoas para a causa da primeira infância e 5. advocacy: divulgar e promover a causa junto a governos e formadores de opinião.

Para ilustrar como isso pode ser feito, foram relatados no guia exemplos de aumento de licença paternidade (chegando até a 20 semanas), construção de centros infantis dentro das próprias empresas, flexibilidade de horários, reembolso de despesas médicas para famílias com crianças com deficiência, palestras sobre bebês, assistência para marcar consultas médicas, entre outros.

O guia pode ser lido na íntegra neste link.

E você, conhece ou trabalha em uma empresa que adote essas e outras medidas? Compartilhe com a Aliança!

 

*A imagem que acompanha esta matéria faz parte do guia “Aposte na Primeira Infância”. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br