Inspirações e experiências

2023

Da leitura à ação: como naturalizar a paz na Infância

10 de outubro de 2023

Começou nesta semana a Semana da Infância e Cultura de Paz que, em 2023, traz como tema “Naturalizar a Paz“. A Aliança pela Infância selecionou diversos conteúdos, desde livros até projetos incríveis, que buscam promover a cultura de paz na infância e inspirar a construção de um mundo mais harmonioso. Confira a seguir.

 

Livros para inspirar:

Mimi a Minhoca Sonhadora

Nesta obra, Ana Lucia Machado estimula a imaginação e o pensamento criativo das crianças. Inquieta e insatisfeita, Mimi sonha encontrar um jeito diferente de ser e estar no mundo. E neste percurso, esta se torna uma leitura que convida as crianças a sonharem e acreditarem na paz.

 

Tapajós

Fernando Vilela é artista, designer, educador e curador, além de escritor e ilustrador. Tem diversos livros infantis fantásticos. Para a Semana da Infância e Cultura de Paz recomendamos Tapajós, história onde os personagens Cauã e Inauê vivem às margens do Jari, um pequeno canal que liga o rio Amazonas ao rio Tapajós, no estado do Pará. Os irmãos vivem em uma casa simples, de palafitas, com os pais e Titi, o jabuti de estimação da família. Mas o personagem principal do livro é, na verdade, o próprio cenário da pequena vila, que é de encher os olhos.

 

Futuro Ancestral

Este é um livro para adultos, onde o brilhante Ailton Krenak traz reflexões profundas sobre a cultura da paz e a não-violência. Uma leitura essencial para quem busca compreender como as nossas raízes ancestrais podem nos guiar para um mundo mais pacífico. Vale destacar que Krenak entrou, recentemente, para a Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro indígena a ingressar na ABL.

 

Meu lugar no nosso lugar

Mario Sergio Cortella e Paulo Jebaili trazem a história de Ana, uma menina que, ao chegar a um novo bairro, conhece pessoas diferentes e faz amizades. Ela e a mãe, Sílvia, são convidadas a participar de uma horta comunitária. A partir dessa atividade, surgem diversas situações em que Ana e sua turma são incentivadas a pensar sobre sustentabilidade, o meio ambiente e como as ações individuais podem impactar a coletividade.

 

Vídeos sobre cultura de paz e infância:

Narrativas de Paz: Experiências de Primeira Infância e Cultura de Paz

O Projeto Narrativas de Paz, realizado pelo CECIP, finalizou sua segunda edição com o lançamento de um vídeo que procura mostrar como foi o projeto que, nos anos de 2020 – 2022, teve como objetivo abordar o impacto da exposição à violência, especialmente em crianças na primeira infância, no contexto da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa buscou criar espaços de diálogo e convivência não violenta para encontrar soluções coletivas que protejam as crianças e evitem que sejam socializadas em um ambiente de confronto e negligência. Acesse.

 

EURECA Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente

Este mini documentário pretende demonstrar a metodologia trabalhada pelo Bloco EURECA, que conta com a participação ativa de crianças, adolescentes, educadores e o público em geral, para que se apropriem dos direitos estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e compreendam a importância de protegê-los diante das violações. O vídeo foi produzido pelo Ponto de Cultura CEDECA Sapopemba em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Plataforma Brasil terre des hommes. O Bloco EURECA é uma iniciativa que desfila anualmente em São Bernardo do Campo, Sapopemba e São Vicente, e se pauta na questão dos direitos da criança e do adolescente. Este documentário não apenas oferece uma visão profunda dessa metodologia, mas também convida você a conhecer mais sobre o bloco, sua missão e como participar ativamente desse movimento em prol dos direitos e da cultura de paz. Para mais informações e para acompanhar as atividades do bloco, siga @euroeca nas redes sociais. Assista e descubra como reconhecer e fortalecer os direitos da infância é uma jornada transformadora. 

 

O brincar que promove a igualdade 

No ano de  2022, a Aliança pela Infância produziu uma série de mini entrevistas com especialistas no tema da infância. É o caso da conversa “O brincar que promove a igualdade : relações étnico- raciais e gênero, com a coordenadora pedagógica aposentada da Rede Municipal de São Paulo, Rosa Chaves. Doutoranda em Educação na Unifesp, Rosa tem aprofundado teoricamente o que já pratica em sala de aula há mais de três décadas: “A gente tem que pensar uma sociedade com mais igualdade, que produza a diferença. Porque uma sociedade que não produz a diferença, é uma sociedade autoritária”. O depoimento completo da educadora já está disponível no canal do Aliança pela Infância. O link para acessá-lo está na nossa bio. Assista

Dicas de filmes infantis

O Portal Lunetas selecionou sugestões de filmes infantis sobre consciência e conservação ambiental, que narram histórias lúdicas, mesclando com uma compreensão necessária: sem natureza, como sobreviver. Acesse aqui.

 

Iniciativas que vale a pena acompanhar:

Trilhas do Brincar 

O projeto celebra a criatividade e a imaginação das crianças brasileiras em suas brincadeiras. Percorrendo distintas realidades socioculturais brasileiras, é um trabalho de pesquisa, registro e reflexão sobre a vida de meninos e meninas pelo país. Marcado pelo registro documental das  jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret, busca retratar a pluralidade de infâncias, extrapolando a realidade dos grandes centros urbanos. Em mais de cinco anos de andanças, já visitou as cinco regiões do país, adentrando quintais do Vale do Jequitinhonha (MG), do Cariri cearense, do Médio Xingu (PA), da Chapada Diamantina (BA), do interior de Goiás, do norte do Rio Grande do Sul, de periferias de São Paulo e do Pantanal, apresentando uma variedade de brinquedos e brincadeiras de diferentes regiões do Brasil, destacando o processo de criação e transformação desses objetos. Saiba mais:  https://projetoinfancias.com.br/site/main 

 

Palas Athena

Disponibiliza cursos e Projetos de Cultura de Paz, Assistência Social, Educação, Justiça Restaurativa, Saúde Integrativa, Ética e Sustentabilidade Socioambiental. Tem diversas frentes, como o projeto A Paz é Verde –  ação colaborativa de plantio que busca honrar as vidas perdidas pela COVID-19 no Brasil e no mundo, e o Comitê da Cultura de Paz, coordenado pela Associação Palas Athena em parceria com a UNESCO. Possui uma editora, a Palas Athena com duas frentes principais: a distribuição dos livros do iogue Paramahansa Yogananda em português, e o Programa Omnisciência de Educação para Paz – que contempla a publicação de livros infantojuvenis, outros para educadores, e cursos online sobre abordagens e metodologias afinadas com a cultura de paz. 

Verde Infância

Silvia Maria de Freitas Adrião reuniu junto à equipe pedagógica do Colégio AB Sabin uma série de reflexões sobre a importância da natureza para o desenvolvimento integral das crianças e parte das estratégias metodológicas a que recorremos para promover a conexão entre infância e natureza e o início de uma alfabetização ecológica no território da Educação Infantil. O PDF pode ser acessado aqui. 

 

Beagá pra Brincar

Com distribuição gratuita via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, o projeto – que também culminou em um livro – é um convite para ocupar os quintais de Belo Horizonte (MG), mas com ideias que inspiram todo o país. Na curadoria, sugestões de passeios para serem curtidos por crianças e adultos, longe de excessos como telas e consumo. Conta também com ideias para brincar ao além – a todo tempo em todo canto – e textos do Dr. Daniel Becker, Ana Carol Thomé (Ser Criança é Natural) e do Infância sem Excesso. Acesse aqui.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br