Inspirações e experiências

2022

Brincadeiras e combinados para diminuir as telas e favorecer o sono

8 de dezembro de 2022

Muitas crianças têm o costume, hoje, de adormecer em frente à televisão, ou usar celular / tablet perto do horário de dormir. Algumas famílias acreditam que isso tranquiliza e é preciso não cair em julgamentos: sabemos da rotina exaustiva da semana e de como, muitas vezes, as telas atuam na intenção de ponte para embalar o sono. No entanto, é importante “desligar o corpo” paulatinamente preparando o ambiente com rituais para fazer todas as noites, incluindo brincadeiras, histórias e canções, em um caminho para trazer a calma interior e a confiança necessária para dormir.

Diminuir pouco a pouco os estímulos sensoriais ajuda a criança pequena a se tranquilizar e dormir melhor. Para isso, algumas atividades ajudam na preparação do sono, pois acalmam as crianças e dão boas-vindas ao momento de descanso merecido para toda a casa.  São pequenas atividades que acalmam e dão boas-vindas ao momento de descanso merecido para toda a casa. Confira a seguir algumas dicas:

Quebra-cabeças

A partir de um ou dois anos, uma criança já pode se interessar por quebra-cabeças. Enquanto elabora sua percepção do problema e o que fazer para corrigir encaixando as peças, a criança acaba se concentrando e dando lugar a um corpo mais calmo, além de ser um delicioso momento em família.

Desenhar e pintar

Existem caderninhos de colorir bem baratinhos que podem ser uma boa brincadeira para acalmar as crianças. Mas pode ser só uma folha em branco também! Muitas vezes, através do desenho e da pintura conseguimos elaborar ideias e sentimentos. Sem falar que isso relaxa bastante!

Jogos rápidos

Que tal algum jogo de “10 minutinhos”, como dominó, palitinhos, mímica? Você pode inclusive fazer no quarto, com luz mais baixa, perto da cama e combinando: “Vamos terminar o dominó e depois dormir”. Anunciar o que virá, o próximo passo, contribui bastante na construção do vínculo de confiança com o adulto, o que contribui para que a criança se entregue melhor ao sono.

Torre de esponjas coloridas

A ideia é formar torres com as esponjas e depois retirá-las (começando de baixo para cima), sem derrubar a torre. A esponja ajuda bastante porque com peças mais pesadas (como madeira) o barulho da queda no chão pode agitar a criança, enquanto as esponjas permitem a mesma concentração, mas de forma silenciosa. *Atividade inspirada no perfil @tempojunto
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br