Inspirações e experiências

Aprender

18/05: Dia de Aprender Brincando propõe ações fora da sala de aula

12 de maio de 2017

Por Portal Aprendiz

No dia 18 de maio, escolas e comunidades de todo o mundo celebrarão o Dia de Aprender Brincando. A iniciativa, criada pela Project Dirt, com apoio da OMO, é voltada para educadores, pais, mães e cuidadores e busca promover o brincar e aprender fora da sala de aula. Baseada no Dia Fora da Sala de Aula (Outdoor Classroom Day) do Reino Unido, a campanha movimenta uma rede global de experiências ao ar livre.

No Brasil, o Dia de Aprender Brincando chega a segunda edição, organizada pela Cidade Escola Aprendiz, por meio do Programa Cidades Educadoras. Na edição passada, mais de 18 mil crianças de diferentes municípios do território nacional foram beneficiadas. A Aliança pela Infância apoia essa iniciativa por acreditar na mobilização pelo brincar livre, exploratório e repleto de aprendizados que vêm pelo simples ato de descobrir e se divertir.

As propostas desse dia e da Semana Mundial do Brincar são próximas e o mês de maio está muito favorável para quem pensa em elaborar ações pela infância e o brincar, mas precisava de um “empurrãozinho”. Para Natacha Costa, diretora executiva do Aprendiz, “as evidências científicas demonstram que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, mas no dia a dia esse tema parece ter perdido importância. Essa é a principal tarefa do Dia de Aprender Brincando: sensibilizar professores, familiares e gestores para que o brincar – na escola ou na cidade – esteja assegurado de forma qualificada”.

Brincadeira Real

Diferentemente das atividades estruturadas ou dos jogos mediados por telas, a campanha do Dia de Aprender Brincando busca fomentar a “brincadeira real”, isto é, a brincadeira prática, exploratória, multissensorial, que faz com que as crianças se envolvam com o mundo ao redor delas. É ela que ajuda a desbloquear a criatividade, a imaginação, os interesses e talentos inatos da criança, elementos essenciais também para a vida adulta.

Como participar

Para participar, basta inscrever uma atividade, mobilizar a comunidade escolar e comemorar o dia 18 de maio com uma ação fora da sala de aula. Na página, os interessados ainda encontram uma seleção de Recursos com planos de atividades, pôsteres e conselhos inspiradores sobre como fazer o Dia de Aprender Brincando.

Famílias interessadas em contribuir podem estimular que as escolas de seus filhos participem do Dia, conversando com os professores sobre os benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças. Além disso, qualquer incentivador pode engajar-se nas redes sociais, usando as hashtags #DiadeAprenderBrincando e #OutdoorClassroomDay

Confira o vídeo e se inspire!!

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br