Como participar

Forme um núcleo


Todas as pessoas interessadas em atuar de forma mais profunda e sistemática na Aliança pela Infância podem desenvolver um núcleo na região em que moram

No Brasil, a rede que dá suporte ao movimento Aliança pela Infância possui uma estrutura multinuclear. Isto é, os seus 32 núcleos espalhados pelo país têm autonomia de ação, sempre respeitando a Carta de Princípios da Aliança e o alinhamento de suas ações.

O movimento também estimula que os núcleos busquem ‘aliançar’ outras pessoas e organizações, pois aliança se faz com o diferente, com o outro. Isso se expressa, sobretudo, nas campanhas, como a Semana Mundial do Brincar, nas quais, os núcleos estabelecem parcerias com os mais diversos atores locais.

Para criar um Núcleo da Aliança pela Infância no Brasil

Caso deseje criar um Núcleo da Aliança pela Infância em sua cidade, envie para o e-mail alianca@aliancapelainfancia.org.br uma Carta de Interesse, contendo:

• Nome completo, e-mail, endereço e dados para contato.
• Um breve relato da trajetória de cada pessoa que irá compor o núcleo. E qual o compromisso de cada um com a defesa do tempo e da qualidade da infância.
• Como tomaram ciência do trabalho da Aliança pela Infância. Caso tenha sido uma indicação, apontar quem indicou.
• O porquê do desejo de formar um núcleo desse movimento.
• Quais ações o núcleo pretende realizar em conjunto com a Aliança pela Infância. Descreva como a Carta de Princípios pode ser expressa nessas ações.

Após o recebimento da Carta de Interesse, o Conselho Deliberativo dará um retorno o mais breve possível. A gestão nacional informará o grupo sobre a aprovação e encaminhará os passos seguintes.

É importante ressaltar que um núcleo só pode ser criado em cidades onde não exista outro núcleos da Aliança pela Infância e, deve ser formado por no mínimo três pessoas que tenham um real interesse na atuação coletiva em nome da Aliança pela Infância no local descrito que o solicitante expressa.

Quais os compromissos de um núcleo da Aliança pela Infância?

• Manter seus dados atualizados com a gestão nacional por meio de e-mails, telefonemas ou cartas.
• Comunicar periodicamente as ações desenvolvidas em nome da Aliança pela Infância.
• Desenvolver,  sempre que possível, ações locais em consonância com as campanhas de mobilização da Aliança pela Infância: Semana Mundial do Brincar, Aleitamento Materno, Cultura de Paz, Mês da Criança e Natal;
• Divulgar o nome, o trabalho e a Carta de Princípios da Aliança pela Infância nas ações que desenvolve ou das quais participa.
• Garantir a participação de pelo menos um representante do núcleo nos Encontros Nacionais, que acontecem anualmente.
• Organizar ações de reflexão e sensibilização sobre a importância do tempo e da qualidade da infância.

É importante ressaltar que a Aliança pela Infância é um movimento apartidário e sem vinculação com qualquer religião.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br