A Aliança pela Infância promove, de 07 a 13 de outubro, a Semana da Infância e Cultura de Paz, que em 2024 traz o tema “Cultura de Paz em movimento” para guiar ações que podem ser realizadas em todo o país. Sim, porque qualquer pessoa, em qualquer lugar, está convidada a criar e promover atividades, iniciativas e eventos gratuitos em escolas, praças e outros espaços, alinhados à temática proposta.
Conte neste formulário o que está planejando para a SPAZ. O formulário de inscrição de atividades não é obrigatório, mas ao preenchê-lo você fortalece a Semana. Lembre-se de divulgar sua ação enviando materiais para escolas, grupos de bairro, amigos de sua rede ou pessoas que falam bastante sobre temas relacionados à infância em suas redes sociais. Não se esqueça de deixar bem claro informações básicas de sua atividade como: o que será realizado, o dia, a hora, onde (presencial ou virtual) e quem é o público que quer alcançar. Mencionar os parceiros envolvidos que estão colaborando para tornar a ideia uma realidade também é muito importante na hora da divulgação.
Caso queira elaborar materiais com a identidade visual da SPAZ, fique à vontade. A logomarca pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos, para divulgar a semana em sua cidade. Acesse: Logomarca SPAZ.
A Aliança pela Infância também elaborou um manifesto sobre o tema, que busca promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças. A partir daí se dá uma relação intrínseca entre cultura de paz e natureza, a natureza do meio ambiente e a natureza da criança. Saiba mais aqui.
Lembre-se de sempre marcar nosso Instagram em suas postagens, para reforçarmos sua ação: instagram.com/aliancapelainfancia. Acesse e utilize estes canais para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância plena e digna. E não se esqueça: sempre que mencionar a semana, utilize a hashtag #SPAZ2024 #culturadepazemmovimento. A seguir, alguns cards já prontos caso queira utilizar:
Card oficial da Semana da Infância e Cultura de Paz 2024
Banner da Semana da Infância e Cultura de Paz 2024
Story (Instagram) da Semana da Infância e Cultura de Paz 2024
Identidade visual e modelo de card para usar no CANVA
Realizada pelo movimento Aliança pela Infância, a Semana da Infância e Cultura de Paz integra uma agenda de semanas temáticas que ocorrem durante todo o ano: a Semana do Aprender, em março; Semana do Brincar, em maio; Semana do Comer, em agosto; Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro; Semana do Dormir, em dezembro. A seguir, alguns materiais refência que publicamos em edições anteriores, para te ajudar a se inspirar e tirar sua atividade do papel:
E-book: atividades para brincar em roda
E-book “O brincar cooperativo: repertório de brincadeiras e jogos”
A paz possível: como promover a cultura de paz em contextos diversos
O que a cultura indígena nos ensina sobre estar em roda?
Podcast: Como a ausência de políticas e as violações de direitos afetam a paz das infâncias?
Vai ter Roda de Conversa hoje, prô?
Além das carteiras: como as configurações circulares podem revolucionar contextos de aprendizagem
Infâncias vulneráveis: como promover a cultura de paz quando a paz não é uma urgência?
Podcast: cultura de paz e crianças em contexto de vulnerabilidade
Podcast: o brincar que promove a paz
Encontro de formação online “Olhares para a cultura de paz na infância”
10 brincadeiras para você realizar durante a Semana da Infância e Cultura de Paz
Qualquer pessoa pode organizar uma ação, sejam pais, educadores, cuidadores e outros amigos da infância. A SPAZ não tem dono! Uma dica é identificar pessoas com atuação com infância em sua cidade e convidá-las para fazer parte da Semana da Infância e Cultura de Paz, mobilizando atividades e divulgando-as em seus perfis nas redes sociais. Grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, comerciantes, organizações sociais, associações culturais, administrações públicas, artistas locais… todos podem contribuir na hora de realizar atividades e/ou disseminar a SPAZ 2024.