Convidamos pais e a comunidade escolar a formar uma grande roda para pensar e desenvolver ações que incentivem mais qualidade e afeto no ato de dormir
Está instalado no senso comum a ideia de que mal humor ou a famosa birra entre as crianças é, muitas vezes, indício de noite mal dormida. De fato, o sono tem um papel central no bem estar, tanto para as crianças quanto para os adultos, como parte das atividades essenciais para o desenvolvimento saudável. Ele fortalece as conexões sinápticas entre os neurônios, melhora a retenção de informações importantes e ajuda a filtrar e descartar informações irrelevantes. Além disso, o sono adequado melhora a plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e aprender.
Mas será que estamos valorizando o sono das crianças como algo que depende também do nosso engajamento enquanto adultos? Embora seja uma atividade natural do corpo – uma hora nos cansamos e dormimos, em tempos de excesso de estímulos, telas e do culto à produtividade, o ato de dormir encontra muitos obstáculos.
De 02 a 08 de dezembro, a Aliança pela Infância te convida a participar da Semana do Dormir, com o tema “O Ritmo do Dormir“. Essa será uma semana dedicada ao cuidado e à reflexão sobre um dos pilares essenciais para a infância: o sono de qualidade na vida das crianças. E você está convidado a promover diálogos e ações para criar ambientes que respeitem o ritmo das crianças. Entre nessa roda, criando brincadeiras e participando de reflexões sobre o tema.
Para inspirar pais, educadores, cuidadores, instituições, escolas, organizações e todos os amigos da infância, selecionamos algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas durante a Semana do Dormir 2024.
Se estiver na escola, você pode criar uma “Caixinha do Amanhã”, em que as crianças podem decorar, juntas, uma caixa para guardar bilhetes e desenhos afetuosos. A ideia é que as crianças escrevam mensagens do que desejam de bom para a “criança do amanhã”, seja ela ou um amigo.
Ao final da aula, elas “sorteiam” estas mensagens e levam para casa, para abrir já na cama, antes de dormir, refletindo sobre coisas boas que aconteceram ao longo do dia ou desejando algo legal para o dia seguinte, como “Espero que amanhã o almoço seja sua comida favorita”, “Foi muito legal nossa classe vencer a gincana entre turmas”, “Acho que amanhã vai ter parquinho”.
Esse bilhete pode conter mensagens de carinho, desejos para o próximo dia, algo que ela gostou de fazer hoje ou algo que a deixou feliz. Ensine a criança a dobrar o bilhetinho e guardá-lo em um lugar especial como bolso de um pijama ou embaixo do travesseiro. No final do dia seguinte, a criança pode rever seu bilhetinho.
Uma ótima atividade para envolver escola e família é a criação de móbiles para os quartos das crianças, com elementos que promovam calma e conforto, contribuindo para um ambiente propício ao descanso.
Na escola, inicie com uma conversa sobre a importância do sono e mostre exemplos simples de móbiles, com formas como estrelas, nuvens ou desenhos das próprias crianças. Explique que a criação será feita com a família, para personalizar o quarto e torná-lo mais acolhedor.
Envie um convite às famílias com orientações simples, sugerindo materiais acessíveis como papel, restos de tecido ou galhos, e incentive o uso de elementos serenos, como formas suaves e cores claras. Incentive que o móbile reflita os gostos e sonhos da criança. Além de decorar o quarto, os móbiles serão símbolos de carinho e colaboração, tornando o momento do descanso mais especial.
A “Meditação das Estrelas” é um exercício que conduz a criança a imaginar um céu cheio de estrelas enquanto pratica a respiração consciente e relaxa o corpo antes de dormir. Se estiver em casa, no quarto, coloque uma música instrumental suave (ou sons de natureza), deixe as luzes mais baixas e conduza a criança para o imaginar. Se estiver na escola, ensine a atividade em um local tranquilo, para estimular que as crianças façam em suas casas.
Oriente a respiração com frases como “Sinta o ar entrando pelo nariz, enchendo sua barriguinha como um balão. Agora, solte o ar devagarzinho, murchando o balão.” Guie um relaxamento progressivo, dizendo: “Sinta seus pés ficando bem molinhos, como se estivessem descansando nas nuvens. Agora, suas pernas estão tão leves quanto as estrelas…” Continue até que todo o corpo esteja relaxado, incluindo ombros, braços e cabeça. Finalize agradecendo o dia e dizendo boa noite para as estrelas, com o corpo pronto para um sono gostoso e cheio de sonhos bonitos.
Se por um lado dormir soa como uma atividade solitária, essa é uma atividade natural e que faz parte da vida de todos. Por isso, não só as famílias, mas toda a comunidade escolar pode trazer o tema para roda de conversa sobre o assunto, de forma que elas também possam reconhecer no grupo (família ou amigos) e a partir da roda, formas de acalmar o coração e se preparar para o sono.
Nas escolas, um passo importante é mapear como é a relação com o sono e com dormir de cada turma. Cada família tem a sua rotina. Uns dormem todos juntos, outros dormem mais tarde, tem quem siga uma rotina à risca todos os dias e aqueles que nem sempre conseguem imprimir essa rotina em casa.
Por isso, uma das dicas para rodas de conversa é pedir para as crianças levarem para escola objetos ligados a hora do dormir. Pode ser um travesseiro temático, uma foto, um livro, um ursinho de pelúcia. A ideia é que, em roda, elas contem, a partir dos objetos levados, como é esse momento de se preparar para dormir.
O diálogo em roda vai permitir que as crianças façam uma reflexão sobre esse momento, e junto com família ou colegas e outras histórias e repertórios, valorizem o dormir. Quem sabe elas mesmas trazem para pais e amigos novas ideias para esse momento.
A proposta é que cada criança crie um pequeno travesseiro personalizado, utilizando tecido e ervas calmantes, como a camomila. Ele pode ser usado em casa como um objeto reconfortante na hora de dormir.
Explique para as crianças que elas criarão um travesseiro especial, feito por elas mesmas, para ajudá-las a relaxar antes de dormir. Em casa, ou na escola, as crianças podem desenhar ou pintar os tecidos com tintas específicas para tecido, usando pincéis, carimbos ou até os dedos. Sugira que criem desenhos que as façam se sentir calmas, como estrelas, nuvens ou flores. Após a pintura, deixe o tecido secar enquanto conversam sobre o tema do sono e a importância de criar um ambiente tranquilo para descansar.
Com os tecidos prontos, costure as laterais com linha e agulha ou com cola de tecido (ou oriente as crianças a fazer isso, dependendo da idade). Antes de finalizar, o travesseiro será preenchido com uma mistura de enchimento macio e camomila seca ou outra erva relaxante, como lavanda.
Ao final, os travesseiros podem ser usados em atividades de relaxamento na escola ou levados para casa. Cada criança terá um objeto único, feito por suas próprias mãos, que reforça a importância do autocuidado e do sono de qualidade.
Esta vai para os maiorzinhos: educadores podem mediar a criação de uma playlist colaborativa, como uma forma simples de unir crianças, famílias e a escola em torno do tema do sono. A ideia é selecionar músicas que promovam calma e conexão.
A proposta começa com a escola enviando um convite às famílias para participarem, explicando que a ideia é criar uma coletânea de músicas relaxantes que ajudem a criança a desacelerar antes de dormir. As famílias podem sugerir músicas que já fazem parte das suas rotinas ou descobrir novas juntas com as crianças.
Para facilitar a colaboração, crie a playlist em uma plataforma acessível, como Spotify ou YouTube, e compartilhe um link com as músicas adicionadas. Oriente que as músicas escolhidas tenham letras suaves, melodias calmas ou ritmos que transmitam serenidade.
A playlist pode ser compartilhada com os pais para que todos tenham acesso e utilizem em casa, criando uma conexão entre as rotinas escolares e familiares. Se as famílias preferirem podem também, só cantar as canções, sem o recurso digital. O importante é curtir a serenidade do momento: acolchoar o travesseiro, baixar a luz aos poucos e, junto às crianças, compartilhar uma boa relação com o sono.
E falando em playlist, a Aliança pela Infância tem uma no Spotify feita para a Semana do Dormir de 2022. Acesse aqui.
Reúna as crianças em roda e conte a lenda do filtro dos sonhos. Explique que, segundo as tradições indígenas norte-americanas, o filtro dos sonhos é um amuleto que separa os bons sonhos dos ruins, incentivando um sono tranquilo: os bons sonhos passam pelo centro do filtro e chegam até quem está dormindo, enquanto os maus sonhos ficam presos na teia e desaparecem com a luz do sol.
Ofereça materiais simples, como argolas, barbantes, miçangas e penas, para que as crianças criem seus próprios filtros dos sonhos. Ajude as crianças a enrolarem o barbante ao redor da argola, cobrindo-a completamente. Mostre como criar uma “teia” no centro, passando o fio de forma irregular e prendendo miçangas pelo caminho. Convide as crianças a personalizar com penas e mais miçangas penduradas na parte inferior da argola e/ou com desenhos ou frases positivas.
Enquanto confeccionam os filtros, incentive as crianças a pensar nos sonhos que elas mais gostam de ter e nos hábitos que as ajudam a dormir bem, como tomar banho, ouvir uma história ou manter o quarto escuro e tranquilo.