Semana do Comer: Brinque de “Arranca mandioca”, “Lá vai Maria preparar o almoço” e “Bom dia dona Rosa”
15 de agosto de 2024
Em 2024, a Semana do Comer 2024 acontece de 12 a 18 de agosto. Como sempre, todos estão convidados a participar, realizando atividades em casa, nas escolas, praças, parques ou mesmo compartilhando nas redes sociais.
A terceira semana do ABCD Encantado (Aprender, Brincar, Comer e Dormir) está repleta de atividades lúdicas que estimulam o movimento e a cooperação entre crianças. Entre essas atividades, selecionamos três brincadeiras tradicionais brasileiras, nem sempre muito conhecidas, mas que promovem o desenvolvimento físico, a interação social e muitas risadas.
Arranca mandioca
Originária do estado do Amazonas, essa brincadeira é classificada como um desafio, com a faixa etária a partir de 3 anos de idade, sendo ideal ter 3 ou mais participantes para brincar. Contribui para o desenvolvimento físico, movimento corporal, cooperação em grupo e força. Além de proporcionar muitas risadas e diversão. Pode ser praticado tanto ao ar livre quanto em ambientes internos amplos. Com uma duração variável, dependendo da força e do número de participantes. Com um ritmo agitado o único material necessário é uma árvore, mastro ou poste bem fixado ao chão.
Descrição da Brincadeira: “Arranca mandioca” é uma brincadeira tradicional em algumas aldeias indígenas. Os participantes formam uma fila, sentados no chão, segurando-se uns aos outros. O primeiro da fila se segura firmemente a uma árvore ou poste, sendo o “dono da roça de mandiocas”. Um participante é escolhido para arrancar as “crianças-mandiocas” da fila, uma por uma. A brincadeira é um desafio de força e cooperação, com muitas risadas garantidas.
“Lá vai Maria preparar o almoço”
Essa é uma brincadeira de roda e ritmada, com a faixa etária a partir de 3 anos de idade, sendo necessário ter 4 ou mais participantes. Contribui para o desenvolvimento físico, movimento corporal, cooperação em grupo e ritmo. E proporciona muitas risadas e diversão. Pode ser praticado tanto ao ar livre quanto em ambientes internos amplos. Com uma duração variável, dependendo da força e do número de participantes. Com o ritmo agitado, não necessita de nenhum material.
Descrição da Brincadeira: Os participantes formam uma roda, cantando e girando em sentidos alternados. Em seguida, formam duas filas, uma de frente para a outra, e realizam uma contagem de palmas, alternando entre palmas individuais e com os colegas, até o número 10.
A roda gira em sentido anti-horário cantando
Lá vai Maria preparar o almoço
Tem carne e frango, mas tem que tirar o osso
A roda gira em sentido horário cantando
Lá vai Maria preparar o almoço
Tem carne e frango, mas tem que tirar o osso
Formação de duas filas, uma de frente para a outra, cantando
Vai ter farinha, ter arroz vai ter feijão
E tudo isso Maria já contou de grão em grão
Vai ter farinha, ter arroz vai ter feijão
E tudo isso Maria já contou de grão em grão
Com a pessoa que está na sua frente, conte em voz alta o número “Um”, depois bata uma palma individual e outra com o colega. Na sequência, bata outra palma individual, só que debaixo da sua perna, erguendo-a. A brincadeira continua seguindo a contagem de palmas individuais e coletivas, até o número 10, de modo a trabalhar o ritmo interno e externo, harmonizando os movimentos com as demais pessoas da fila, sem errar. Ao final, o grupo desfaz a fila e recomeça a canção, todos em roda.
Exemplo:
Contagem 1 + (Palma individual) + palma com colega + palma debaixo da perna
Contagem 1 + 2 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 + 5 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 + 5 + 6 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
Contagem 1+ 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 (Palmas com o colega) + palma debaixo da perna
“Bom dia, Dona Rosa”
Nativa do Moçambique, essa brincadeira é classificada como pega-pega, com a faixa etária a partir de 3 anos de idade, sendo necessário ter 4 ou mais participantes.
Contribui para o desenvolvimento físico, movimento corporal, cooperação em grupo e força. Também proporciona muitas risadas e diversão.
Pode ser praticado tanto ao ar livre quanto em ambientes internos amplos. Com uma duração variável, dependendo do envolvimento e do número de participantes.
O ritmo varia entre calmo e agitado, e não necessita de nenhum material.
Descrição da Brincadeira: “Bom Dia, Dona Rosa” é um pega-pega onde “Dona Rosa” precisa adivinhar a fruta que os outros participantes escolheram secretamente. Se errar, todos dizem: “Vai comer pão seco!” Se acertar, “Dona Rosa” corre atrás dos demais, que devem fugir rapidamente. A brincadeira promove a cooperação e a diversão.
Essas brincadeiras, além de serem extremamente divertidas, são ótimas oportunidades para integrar a prática de atividades físicas com a alimentação saudável, tema central da Semana do Comer 2024 da Aliança pela Infância. Ao envolver as crianças em atividades lúdicas como essas, incentivamos o movimento, a cooperação e a consciência sobre a importância de um estilo de vida saudável e equilibrado, alinhado com a proposta do evento deste ano. Faça você também essas atividades e celebre a Semana do Comer 2024.