Inspirações e experiências

2024

Confira alguns destaques da Semana da Infância e Cultura de Paz 2024

30 de outubro de 2024

Atividade realiada por Luciana Bonfante, em Vista Alegre do Prata (RS)

Promover uma infância onde o direito de brincar e viver em paz seja o centro das nossas ações é uma tarefa coletiva. Neste ano, a Semana da Infância e Cultura de Paz, realizada de 7 a 13 de outubro, teve como tema “Cultura de Paz em Movimento“, convidando todos a se unirem em uma grande roda de solidariedade e respeito.

A seguir, contamos um pouco de algumas das atividades realizadas pelo país. A Aliança pela Infância convida todos a continuarem compartilhando suas experiências e registros da SPAZ 2024, para que possamos seguir trocando saberes e práticas que promovem a paz em nossas comunidades:

CONTE NESTE FORMULÁRIO COMO FOI A ATIVIDADE REALIZADA POR VOCÊ

AMIGOS DA PAZ 

A participação de instituições, organizações e serviços públicos foi fundamental para o sucesso da Semana da Infância e Cultura de Paz 2024, revelando um engajamento significativo na promoção dos direitos da infância e da paz. 

Em São Paulo, por exemplo, o Museu de Arte Moderna (MAM) organizou atividades lúdicas, como percursos poéticos e contação de histórias, que encantaram crianças e famílias. No Jabaquara, um Centro de Acolhida promoveu a atividade “Brincar de Yoga”, onde as crianças exploraram a filosofia do yoga de forma divertida, cultivando valores de paz.

O Museu de Arte Contemporânea da USP também aderiu à SPAZ e realizou atividades discutindo a literatura infantil e o protagonismo de personagens negras, reforçando a importância do brincar e da cultura de paz nos museus.

Muitas inscrições vieram, também, de associações, coletivos e projetos sociais. Foi o caso do Projeto Viva Morro convidou a comunidade para o “Dia das Crianças – Comunidade Unida e em Paz”, com atividades e presentes para mais de 700 crianças e suas famílias, promovendo união e paz no Morro do Piolho, Capão Redondo, São Paulo.

UMA CIRANDA CHEIA DE VIDA EM TODO O PAÍS

A Semana da Infância e Cultura de Paz 2024 mostrou que, juntos, podemos construir um ambiente mais saudável e pacífico para nossas crianças. Cada atividade foi uma oportunidade de fortalecer laços comunitários, celebrar a diversidade e fomentar o respeito mútuo.

Em Resende (RJ), no Parque das Águas, o “Movimento pela Paz” reuniu famílias e crianças para uma manhã repleta de brincadeiras e aprendizado, reforçando a mensagem de união. 

Já em Guarulhos, no Parque Bosque Maia, o Vilarejo de Brincares ofereceu ateliês com elementos da natureza e uma roda de música e história, proporcionando momentos de criatividade e aprendizado.

Na cidade de Uberlândia (MG), o Fórum Regional Cultura Viva Infância reuniu educadores e artistas para discutir a importância do brincar e da educação infantil, enquanto o show “Brinca Brasil” encantou o público com apresentações de várias regiões do país.

No Rio Grande do Sul, o município de Parobé promoveu atividades voltadas para crianças e educadores. No dia 2 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação organizou ações nas escolas sobre cultura de paz. No dia 7, a EMEI Branca de Neve realizou uma caça ao tesouro, envolvendo famílias em atividades de cooperação. E de 8 a 17, o SECTEL (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer) facilitou rodas de conversa nas EMEFs Moisés de Souza Pires e Prof. Noemy Fay, abordando temas como respiração, paz e união, com intensa participação focada na reflexão e construção de valores coletivos.

Em Curitiba (PR), a Ponte Brinquedos o encontro “Assembleias e a Lenda Ubuntu como Forma de Expressão e Conexão” criou um espaço de diálogo entre as crianças, permitindo que compartilhassem experiências e sentimentos, enfatizando a importância da união e coletividade.

NOVOS HORIZONTES PARA A PAZ

Diversas cidades da região Nordeste se uniram em uma grande celebração, com eventos que variaram de contação de histórias a debates sobre a importância da paz e da infância. Em Itapipoca (CE), a CEMMVA promoveu a atividade “Chuva de elogios ao caminho da paz”, onde as crianças fizeram elogios a seus colegas, valorizando o respeito mútuo e criando um ambiente acolhedor.

Na Bahia, quatro outras atividades merecem destaque. Em Mata de São João, o Núcleo Sapiranga realizou a atividade “De mãos dadas com a Paz”. Com acolhimento, brincadeiras de roda e a contação da história “Micael e as crianças estrelas”, a programação foi um sucesso, culminando na produção de cartões para a Árvore da Paz. 

Na cidade de Palmeiras, o  grupo Portas Abertas convidou todos para um evento especial de plantio de sementes de girassol, simbolizando a paz. E no município de Camaçari, a oficina de Teatro com o Boi Tricotado integrou música, dança e literatura, proporcionando uma vivência da cultura popular brasileira, totalmente alinhada à proposta da campanha.

PRÓXIMA PARADA: SEMANA DO DORMIR 

A Semana da Infância e Cultura de Paz é parte de uma jornada que a Aliança pela Infância promove ao longo do ano, com o ABCD Encantado da Infância – Aprender, Brincar, Comer e Dormir.  Vamos nos preparar para a Semana do Dormir, de 2 a 8 de dezembro, com o tema “O Ritmo do Dormir”, que continuará a fomentar diálogos sobre a infância. Fique atento às nossas redes sociais para saber mais sobre as próximas iniciativas e como você pode participar! 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br