Para garantir o direito a uma infância digna e plena a toda e qualquer criança, a Aliança pela Infância desenvolve uma série de iniciativas. São quatro linhas de ação: campanhas nacionais, programas de formação, incidência sobre políticas públicas e projetos específicos.
As campanhas são momentos privilegiados de sensibilização para as principais questões ligadas à infância. Durante as campanhas, dezenas de parceiros se articulam em rede para debater, trocar experiências e propor novos caminhos.
A compreensão dos problemas que afligem as crianças no mundo de hoje exige também de um trabalho contínuo de formação. Isso passa tanto pela organização de debates, palestras e cursos, como pela produção de conhecimento, com a publicação de artigos e livros.
A Aliança pela Infância também articula sua rede para influenciar a elaboração de novas políticas públicas. O movimento entende que é fundamental participar das discussões sobre as várias questões ligadas à infância: educação, saúde, violência, direito ao brincar e publicidade infantil.
Além disso, membros da Aliança pela Infância desenvolvem projetos específicos que têm em comum a valorização da infância e o respeito à Carta de Princípios do movimento.