Semana Mundial do Brincar 2025: “Proteger o encantamento das infâncias”

18 de dezembro de 2024

Durante todo o ano de 2025, A Aliança pela Infância fará um chamado à sociedade para reencantar seu olhar em relação às crianças, promovendo o brincar livre, o respeito ao tempo e aos ritmos das crianças, e a criação de ambientes acolhedores, essenciais para a infância plena e digna

Proteger o encantamento das infâncias. Este é o tema que a Aliança pela Infância escolheu para o ano de 2025, norteando especialmente as ações da Semana Mundial do Brincar, que acontecerá de 26 de maio a 1º de junho, e a Semana da Infância e Cultura de Paz, de 6 a 12 de outubro.

Acreditamos que proteger o encantamento da infância é um compromisso de todas e todos. É agir com profundo respeito e valorização, garantindo que as crianças possam existir no mundo com potência, preservando sua essência com plenitude e dignidade.

Essa proteção envolve garantir cuidados e direitos básicos e fundamentais, mas também vai além disso: trata-se de cultivar as melhores condições para que a infância floresça. É preciso promover e manter vivos o tempo e o espaço para o brincar livre, a linguagem natural das crianças, essencial para seu desenvolvimento integral. Brincar é a maneira como elas exploram o mundo, experimentam a criatividade, constroem vínculos e se conectam consigo mesmas e com o outro.

Proteger o encantamento da infância também implica assegurar ambientes seguros, acessíveis e acolhedores, seja nas  ou em espaços urbanos, que devem ser planejados com inclusão e cuidado.

É, ainda, respeitar as necessidades e interesses de bebês e crianças, respeitando seus ritmos individuais e reconhecendo a infância como um tempo de experiências únicas e autênticas, que deve ser vivido no presente, livre de pressões externas e do uso excessivo de telas. Isso exige uma sociedade comprometida com o respeito ao diálogo, à valorização das diferenças, à empatia, à paciência, à justiça climática e ao equilíbrio ambiental.

A infância precisa ser vivida no presente, livre de pressões externas como a hipercompetitividade ou o excesso de expectativas. É necessário equilibrar o contato com a tecnologia, preservando o tempo para interações humanas, brincadeiras ao ar livre, a espontaneidade própria das crianças, a força de sua criatividade e o encantamento – delas e nosso – com o mundo real.

Inspirada na carta de princípios da Aliança pela Infância, que afirma que “as crianças têm direito de sonhar e crescer em seu próprio tempo”, convidamos todas as pessoas a reencantar seu olhar sobre a infância. Proteger a infância é um ato de amor e responsabilidade coletiva. Para isso, é preciso que cada um de nós reconheça o valor de cada criança e se comprometa com a proteção e garantia de seus direitos, celebrando sua alegria, curiosidade e autenticidade.

O tempo da criança é agora. Ela merece vivê-lo por inteiro, com liberdade para ser quem é, cercada de cuidado, respeito e oportunidades para crescer em um mundo que a valorize como indivíduo potente. É preciso nos encantarmos pela infância para protegê-las e garantir seus direitos de forma plena.

COMO PARTICIPAR DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR?

Esta será a 16ª edição da Semana Mundial do Brincar promovida pela Aliança pela Infância no Brasil. Qualquer pessoa pode idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa ou outras atividades lúdicas. As atividades podem ser presenciais ou virtuais e ocorrer em escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, universidades, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças. A única e principal regra é: todas as iniciativas propostas devem ser acessíveis e gratuitas.

QUEM PODE IDEALIZAR AÇÕES NA SMB?

Todos podem, voluntariamente, idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades em torno do tema comum – No Ritmo do Brincar. As ações podem ser presenciais ou virtuais e ocorrerem em diversos espaços, públicos ou privados, como escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, salões comunitários, assentamentos, universidades, hospitais, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças.  Todas as iniciativas propostas devem ser gratuitas. As ações podem ser organizadas por pais, educadores, cuidadores, instituições, escolas, coletivos, organizações, associações culturais, gestores públicos, e quaisquer outros amigos da infância. Ah, Prefeituras também são bem-vindas; gestores públicos também podem participar.

POSSO USAR A LOGOMARCA EM MINHA INICIATIVA?

Não só pode como é convidado/a a fazê-lo sempre que puder impulsionando assim a divulgação de sua atividade como parte de uma grande agenda nacional. Caso queira elaborar materiais com a logomarca da Semana Mundial do Brincar, fique à vontade. Ela pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos. Pedimos somente que não altere a logomarca e suas cores, isso padroniza e reforça a Semana Mundial do Brincar para todos.

Baixe a logo da SMB

ALIANÇA PELA INFÂNCIA

A Aliança pela Infância é um movimento que luta pelo direito de toda criança ser criança, em sua plenitude, e ter uma infância com dignidade e saúde. Reconhecida como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), atua há mais de 20 anos no Brasil, desenvolvendo um trabalho em rede com pessoas comprometidas com a infância, organizadas em núcleos e voluntários em diversas regiões do país.

A Aliança possui a missão de sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, tendo como visão o fortalecimento de uma sociedade que valorize a essência da criança e o tempo da infância, e em consonância com os valores da cultura de paz, do respeito às diferenças e da sustentabilidade ambiental. O movimento parte especialmente de quatro eixos que constituem um alicerce essencial de uma vida plena e de encantamento, o “ABCD Encantado da Infância”, que são Aprender, Brincar, Comer e Dormir, todos atravessados também pela Cultura de Paz.

A partir desses atos cotidianos da criança, e de ações subjetivas incluídas em cada um deles, o propósito do movimento é o de reencantar o olhar do adulto sobre a infância. Durante todo o ano, a Aliança pela Infância coloca a criança na centralidade das discussões a partir de seu ABCD Encantado da Infância: Semana do Aprender, realizada em março; a Semana Mundial do Brincar, em maio; a Semana do Comer, em agosto; e a Semana do Dormir, em dezembro. O movimento também aborda o tema na Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro. 

Dúvidas? Entre em contato com alianca@aliancaempreendedora.org.br

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br