Ute Craemer: “Nunca imaginei que a SMB ganharia essa dimensão”

6 de junho de 2019

A Semana Mundial do Brincar chegou a sua décima edição em 2019 ocupando espaços de Norte a Sul do Brasil e propondo uma reflexão sobre a diversidade. Para quem viu a SMB nascer, o crescimento da iniciativa é motivo de comemoração.

Ute Craemer, fundadora da Aliança pela Infância no Brasil e até hoje conselheira do movimento, relembra que a primeira SMB aconteceu apenas na cidade de São Paulo e depois foi se expandindo para outros municípios do Estado e para outras regiões do país. “Nunca imaginei que a Semana Mundial do Brincar ganharia essa dimensão”, afirma.

Mesmo antes da criação da Semana, a Aliança já promovia o Dia do Brincar – comemorado em 28 de maio – desde sua fundação, em 2001, com a intenção de promover o brincar tradicional, valorizando a cultura popular, os momentos em grupo e o movimento do corpo. “Não fazemos isso por saudosismo, o brincar criativo preenche a alma.  A tecnologia as crianças já sabem, não precisamos estimular.”

A diversidade como tema

Todos os anos, a Aliança pela Infância define uma temática para inspirar as atividades pelo país. O tema de 2019, “O Brincar que Abraça a Diferença”, trouxe à tona a reflexão sobre a diversidade, entendendo o brincar como um território de convivência das diferenças.  Ute, que é alemã e veio para o Brasil há 50 anos, entende que o tema tem muita a ver com o momento atual do país.

“Já vivi em mais de 20 países e sempre vi no Brasil uma aceitação muito grande das diferenças, muito maior do que em outros lugares do mundo. Estrangeiros como eu se sentem acolhidos aqui. Aceitar o diferente é uma missão do Brasil, um tesouro mesmo. E isso talvez esteja começando a se perder. Por esse motivo entendemos que era importante tratar de diversidade para conscientemente juntar os diferentes.”

Destaques da SMB

A fundadora da Aliança pela Infância destaca alguns pontos na trajetória de uma década da Semana Mundial do Brincar. O primeiro deles é a sensibilização do poder público, já que vários municípios passaram a incluir a SMB em suas políticas. Atualmente, mais de 20 cidades já possuem leis que estabelecem a Semana Municipal do Brincar em seus calendários.

Outro destaque é o desenvolvimento de atividades relacionadas ao brincar em outros momentos do ano por pessoas que participam da SMB. Núcleos da Aliança espalhados pelo país e outros parceiros promovem debates, estudos, contação de histórias e brincadeiras que contribuem para conscientizar sobre a importância do brincar.

A expansão das atividades da SMB para a América Latina é um terceiro ponto destacado por ela. “Por uma parceria com a Terre des Hommes, disponibilizamos nossa metodologia e experiência e desde o ano passado diversos países vizinhos também têm participado da Semana.”

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br