Onde estamos

Minas Gerais

Rede Carmo da Cachoeira

Responsável: Anália Calmon e Maria da Luz
Contato: analiacmm@gmail.com
Histórico

Este núcleo assumiu o trabalho até então realizado pelo Núcleo Belo Horizonte. O grupo iniciou em 2004 o projeto A Arte como Cura dentro da ONG Querubins, na própria capital mineira. Foram oferecidas atividades artísticas e pedagógicas para crianças de 6 a 9 anos.

Três anos mais tarde, o Núcleo deu início ao projeto Grão no Sul de Minas, para capacitar professores da rede pública e da escola rural da cidade de Carmo da Cachoeira. Outro programa foi o Grão/Sementinha, para reformar e reestruturar a Casa da Criança, localizada no município.

Inicialmente, o Núcleo do Sul de Minas estava voltado para atendimento psicopedagógico e terapêutico para crianças que precisavam de supervisão em suas atividades escolares. O Núcleo também oferecia alimentação, recreação esportiva e artística.

Com o tempo percebeu-se a necessidade de ampliar a proposta pedagógica com os professores, adotando-se práticas da Pedagogia Waldorf. Foram, então, introduzidas nas aulas atividades rítmicas, cantigas e brincadeiras, além de trabalhos manuais e outras ações de autocuidado. Isso gerou resultados bastante positivos no comportamento das crianças. Com isso, ficou clara a importância de se trabalhar o desenvolvimento de habilidades dos professores que lidam diretamente com as crianças no dia a dia.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br