Uma Semana Mundial do Brincar diferente: inscreva sua atividade até 31 de maio

7 de maio de 2020

Em março, praticamente todos os planejamentos para 2020, independente do setor ao qual se referiam, foram colocados em pausa. Isso porque, com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, encontros presenciais foram desencorajados, escolas tiveram suas aulas suspensas e muitos outros acontecimentos mudaram a forma com que os brasileiros estavam acostumados a viver.

Com a Semana Mundial do Brincar (SMB) não poderia ser diferente. A mobilização em nível nacional e internacional convida pessoas envolvidas com crianças e/ou temáticas a elas relacionadas para pensar, celebrar e promover a importância do brincar livre no desenvolvimento integral do ser humano.

Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, explica que, mesmo que a SMB 2020, com o tema Brincar entre o céu e a terra, não vá acontecer em praças, parques e na avenida da praia, não fazia sentido cancelar uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar e a questão do direito da criança a ter infância. Por isso, em 2020, a mobilização será diferente.

“É um chamado para que pessoas realizem atividades para seus públicos e se engajem durante a última semana de maio, mas que essas mobilizações possam acontecer com segurança no contexto atual. Pode ser brincando na sala de casa, uma blogagem coletiva, live de contação de histórias, programas de rádio sobre brincar. São muitas as possibilidades e todo mundo terá que ser criativo, porque o importante é que a criança nunca para de brincar.”

Como participar

Para participar da SMB, não é necessário pertencer a algum núcleo da Aliança. Como se trata de uma campanha aberta, todos que se identificam com seu propósito e se sintam chamados a celebrar a importância do brincar livre para a infância são bem-vindos.

Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação, desde que seja gratuita. Para figurar na lista geral da programação da Semana, basta preencher o formulário abaixo e colocar sua ideia em prática.

 

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

 

Como a SMB conta com um tema a cada ano mas que sempre gira em torno da promoção do brincar livre, a sugestão é que o proponente definia uma atividade que promova essa ideia, seja com parcerias institucionais, brincadeiras, mobilizações virtuais, palestras, webinários, debates via plataformas digitais, produção de material de sensibilização, divulgação dos rodas de conversa e eventos online, atuação com o poder público e com a sociedade sobre a importância do brincar, e muitas outras.

Faça o download dos materiais e participe!

As artes da SMB 2020 já estão disponíveis. Acesse na imagem ao lado (ou clicando aqui), faça o download do cartaz neste link e acesse, aqui e aqui, os banners com a marca dessa edição. Em breve, divulgaremos aqui no site e nas redes sociais da Aliança o Guia oficial da Semana Mundial do Brincar, com dicas e inspirações para atividades. Fiquem ligados!

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail smb@aliancapelainfancia.org.br.

Sobre a SMB

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações, que têm sensibilizado também a agenda política, já que muitas prefeituras a tornaram parte do calendário municipal. Todas as atividades da SMB devem ser gratuitas e cada participante atua da melhor forma que puder e estiver ao seu alcance.

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a Aliança pela Infância começou a difundir essa ideia há quase dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. E a cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar na infância como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.

 

*Imagem: Efraimstochter / pixabay

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br