Ainda no clima da SMB 2017: Confira as atividades que acontecem após 28 de maio

29 de maio de 2017

A Semana Mundial do Brincar 2017 se encerrou no domingo, dia 28 de maio, mas o clima das brincadeiras, dos jogos e das demais atividades ainda continua! Algumas ações, criadas especialmente pra Semana, ainda continuam a acontecer. Veja abaixo as datas e cidades, programe-se e continue brincando!

Barretos – SP: Hospital de Câncer de Barretos
Data e horário: 29 de maio de 2017, durante todo o dia
Local: Av. João Baroni, 3025 – Jd. Feitosa, Barretos – SP

Brincadeiras junto dos pais e das crianças: batata quente, estátua, amarelinha, “quem sou eu?”, acerte o cesto, jogo da velha humano, dança das cadeiras, gincana de perguntas e respostas, qual é a música, boliche e contação de história.

Rio das Flores – RJ: Secretaria Municipal de Educação
Data e horário: 22 a 29 de maio de 2017
Creche Círculo Infantil – 29 de maio, 8h
Creche Isabel Monteiro – 29 de maio, 8h
Creche Rosa de Lima F. Silva – 29 de maio, 9h

Serão desenvolvidas nas Unidades Escolares do município, em parceria com a Secretaria de Esportes, atividades de brinquedos cantados, recreação, danças e aula de artes.

São Gonçalo – RJ: Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo
Data e horário: 29 de maio a 2 de junho de 2017
Locais: Escolas Municipais e na Secretaria de Educação de São Gonçalo

Várias atividades nas escolas municipais e conveniadas, com programações variadas, algumas incluindo a comunidade. No dia 30, será realizado o “1,2,3 e Já” Dia do Brincar na Secretaria de Educação.

Acaraú – CE: Instituto da Infância – IFAN
Data e horário: 23 a 30 de maio de 2017, nos períodos da manhã e da tarde

Projeto “ELO de Saberes: construindo competências” promoverá atividades em cinco comunidades: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa e Fé e na Sede de Acaraú, com brincadeiras e jogos ao ar livre, com a participação de crianças e famílias. Um exemplo são as turmas do Estação do Brincar, onde as monitoras elaboram piqueniques com crianças e famílias nas pracinhas de cada comunidade e, além da convivência familiar e comunitária, o direito ao brincar será a luz do momento. As famílias estarão acompanhando as crianças e, mais que isso, brincando junto, sobretudo mediando algumas brincadeiras populares.

Pelotas – RS: Escola de Educação Infantil Upiá
Data e horário: 22 a 31 de maio de 2017, nos turnos da manhã e da tarde
Local: Rua Andrade Neves, 2993. Centro. CEP 96020-080

A Escola de Educação Infantil Upiá valoriza o brincar em todo o tempo. Nesta semana, em especial, a escola irá propor atividades com brincadeiras populares, bem como a confecção de brinquedos com materiais alternativos.

São Paulo – SP: CEI Padre José Anchieta
Data e horário: 29, 30 e 31 de maio de 2017, às 15h
Local: Rua Silvio Torres, 401

Faremos um Circuito com os pais e crianças do Berçário I. As educadoras do Berçário II realizarão Experiências Sonoras com os pais e crianças da sala, onde serão dispostos diversos tipos de instrumentos musicais, para explorarem e criarem sons coletivamente.  Com os Mini Grupos I, as educadoras farão uma Oficina de Contação de Historias, nas quais pais e crianças vivenciarão o momento ouvindo, contando, recontando e encenando as histórias. Berçário I: 29/05, às 15h. Berçário II: 30/05, às 15h. Mini Grupos I: 31/05, às 15h.

São Paulo – SP: Atividade formadora para adultos UMAPAZ

Formação para adultos com foco no brincar na natureza.

Data e horário: 06 de junho, terça-feira, das 9h30 às 15h

Local: UMAPAZ, Parque Ibirapuera

Atividade gratuita.

Informação e inscrição: prefeitura.sp.gov.br/UMAPAZ

Guarujá – SP: Secretaria de Educação de Guarujá
Data e horário: 31 de maio de 2017, às 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Av. Dom Pedro I, 350 – Tejereba, Guarujá

As escolas e creches do município programaram atividades para a Semana e farão suas inscrições individualmente. No dia 31/05, às19h, no Teatro Procópio Ferreira, será exibido gratuitamente o filme “Tarja Branca”, para docentes e pra comunidade em geral.

Vila Velha – ES: Museu Vale, Vale S.A
Data e horário: 23 de maio a 11 de junho
Local: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha – ES, 29114-920

Exposição Simples Brincar: Uma exposição interativa, na qual os brinquedos podem ser tocados e explorados. Produzida com brinquedos que remetem a uma infância simples, menos urbana e que lembra outras épocas e outros lugares. Esta exposição-experiência pretende estimular as crianças a descobrirem que para brincar só precisa de imaginação, além de convidar adultos a revisitarem uma infância esquecida no tempo e no espaço. A exposição está dividida em seis cantos de brincadeiras, organizados para proporcionar uma experiência que o público não costuma viver na sua rotina diária: 1. Brincadeiras de rua; 2. Teatro; 3. Carrinhos; 4. Casinha; 5. Faz de conta; 6. Tanque de areia.

São João do Sóter – MA: Secretaria Municipal de Educação de São João do Sóter
Data e horário: 29 de maio a 01 de junho de 2017, nos turnos matutino e vespertino
Locais: Instituições de educação infantil e ensino fundamental

Socialização das atividades para toda a equipe das instituições, com momentos organizados na rotina escolar, para brincar, com a participação da equipe institucional (gestores, coordenadores, professores e apoio) e envolvimento de pais e da comunidade. Brincadeiras tradicionais e outras, selecionar e confeccionar brinquedos para brincar juntos – equipe e crianças; Estabelecer parceria com as famílias e definir horários na instituição para tragam brincadeiras, brinquedos e jogos de casa para brincar com a equipe. Atividades a serem trabalhadas: Construção de jogos. Exemplos: jogos de percurso, trilha, dama, pega-vareta, memória, bingos, boliche numerado, pescaria, dominó, jogo da velha, futebol de mesa, jogo de botão, jogo de pedrinhas, 5 Marias, quebra-cabeça, bolinha de gude, etc; Confecção de brinquedos: equipes responsáveis irão confeccionar brinquedos de materiais acessíveis e de fácil construção, permitindo a participação das crianças no processo de construção; Brincadeiras tradicionais: organização deste espaço para brincar com as crianças, estimulando a diversão. Sugestões de brincadeiras de movimentos que envolvam corpo, dança, inserção de algum objeto na brincadeira, brincadeiras de circuitos para que as crianças possam percorrer, explorando o espaço de diferentes maneiras.

Betim – MG: Escola Bem Integral
Data e horário: Durante o mês de setembro
Locais: Núcleos da Escola Bem Integral de Betim

Brinquedos e brincadeiras.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br