SMB 2020 vem aí: confira dicas de brincadeiras para fazer em casa

12 de maio de 2020

A Semana Mundial do Brincar, mobilização para pensar, celebrar e promover a importância do brincar livre no desenvolvimento integral do ser humano, é praticamente sinônimo de rodas de conversa em faculdades, mães e pais com seus bebês em parques, praças com palhaços e malabares e praias repletas de grupos brincantes.

O que fazer, então, quando está em vigor a recomendação de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus? É tempo de se reinventar e pensar em novas formas de promover o brincar, ato fundamental para o desenvolvimento e elaboração de hipóteses do mundo por crianças.

Pensando em maneiras de promover uma Semana Mundial do Brincar diferente, a Aliança pela Infância sugere 12 dicas de atividades que podem se unir às suas próprias criações. Ah, lembre-se de postar fotos ou vídeos das suas iniciativas utilizando as hashtags #semanamundialdobrincar #SMB2020 #brinqueemcasa. Assim, vamos inspirando uns aos outros.

1. Contação de histórias em lives

Uma das atividades que sempre marca presença nas SMBs são as rodas de contação de histórias. Se esse ano não é possível estar junto fisicamente, que usemos a tecnologia para fazer a voz chegar. Qualquer adulto que tenha uma mínima habilidade em contagiar as crianças com suas leituras pode organizar uma live pelo Youtube, Instagram, Facebook ou até mesmo usando ferramentas de teleconferência. Confira alguns exemplos nos links abaixo:

– Fafá Conta (YouTube e Instagram); 

– Mãe que lê (Instagram);

– Camila Genaro (Instagram e Facebook);

– Mais um ponto, mais um conto (Facebook).

2. Narrações de histórias da família

Não é apenas em lives que podem acontecer momentos especiais de compartilhar histórias com as crianças. A história daquele bisavô que veio do outro continente, aquela tia que criava borboletas ou sobre como o avô e a avó se conheceram pode ganhar contornos muito especiais em uma contação com encenações e muitos tons de voz, além do carinho de ser contada por quem está com as crianças. Pode ser uma história de família ou dos livros infantis que os adultos ouviam quando eram crianças.

3. Rodas de conversas com colegas de sala, do bairro ou do prédio

O fechamento de escolas na maioria das cidades brasileiras afetou enormemente a rotina das crianças. Se antes tinham horário para acordar, comer e ir para a escola, hoje fica mais difícil manter tudo nos eixos. A saudade da rotina – fundamental para as crianças – mistura-se à saudade dos colegas. Por isso, por que não organizar uma roda de conversa de crianças em ambiente virtual? Assim, é possível que elas próprias troquem ideias de atividades, conversem, façam suas reflexões sobre o momento e matem um pouco das saudades. Mas vale lembrar: a tecnologia exige sempre a mediação de um adulto. Você pode terminar a atividade sugerindo que, após sair das telas, as crianças brinquem livremente com as ideias de atividade que surgiram no bate-papo. 

4. Novos formatos: discussão de podcasts para crianças

Estimular os sentidos e apresentar novas formas de conteúdo para as crianças também é uma ideia de atividade a ser aproveitada nesse período. O Coisa de Criança é um podcast criado para explicar a crianças curiosas sobre como as coisas funcionam. A produção responde algumas perguntas como porque o mar é salgado, de onde vem as ondas, de onde vem os raios e trovões e outros. O E se…podcast fala de crianças e para crianças sobre assuntos como escutar pensamentos, videogames, voltar no tempo, extinção dos dinossauros e muitos outros. Uma possibilidade é combinar uma escuta seguida de discussão sobre o tema

5. Ciência em casa

Que tal se inspirar em canais populares, como o Manual do Mundo, para realizar experiências científicas com as crianças? As ideias vão muito além dos vulcões que entram em erupção, e incluem fazer um microscópio com a lente do celular, um estilingue de minifoguete e até coisas mais simples, como estampar uma camiseta com giz de cera. O blog Apenas Mãe, já relatado pela Aliança pela Infância neste link, também dá dicas de experiências, brinquedos e atividades que podem ser feitas com materiais que todo têm em casa, como esponja de lavar louça, fita crepe, garrafas pet e até mesmo a tampa de embalagens de lenços umedecidos. 

6. Aposte em nichos para realizar encontros online 

Se as rodas de conversa valem para as crianças, com os adultos não seria diferente. Aqui vale colocar a imaginação para funcionar e apostar nos nichos: crie reuniões online, bate-papos descontraídos e até mesmo palestras com grupos de alunos de pedagogia, mães e pais que se encontravam no parquinho do prédio, professoras da educação infantil e muito mais. A ideia é não parar por conta da quarentena e dar continuidade às discussões sobre os direitos da infância e o que é necessário para que crianças tenham uma infância digna.

7. Truques de mágica

Há crianças que ficam fascinadas com o mundo das mágicas. E hoje em dia, a Internet traz uma série de vídeos que apresentam truques relativamente fáceis para as crianças aprenderem a fazer. Supervisionadas por um adulto, as crianças podem conferir os vídeos, treinar algumas vezes e depois apresentar para os familiares que estão com elas dentro de casa. Se der certo e a criança estiver feliz com a brincadeira, quem sabe se anima a gravar vídeos para os amigos e familiares com seu “show de mágica”? A criança pode improvisar cartola e capa com materiais que tem em casa e a farra será completa! Confira alguns truques aqui:

* Tempo Junto

* Blog da Leiturinha

8. Coreografia: criação, ensaios e apresentação

Dançar diverte, faz bem para a saúde e conecta. E nunca sai de moda. Uma sugestão de brincadeira envolvendo dança e tecnologia para aproximar amigos que estão distantes é a criação de uma coreografia conjunta. A ideia é a seguinte: no primeiro dia da SMB2020, o grupo faz um encontro virtual para definir música e passos da coreografia. Com os “detalhes” combinados, todos terão uma semana para ensaiar a coreografia para fazer a “apresentação” uma semana depois, todos conectados e com as respectivas plateias assistindo, filmando e aplaudindo! Claro que no primeiro encontro do grupo após o período de isolamento, vai ter celebração com uma apresentação ao vivo! O aplicativo TikTok é o queridinho do momento e tem uma série de coreografias para ajudar na criação da sua!

9. Desafios em vídeo

Uma febre nesta pandemia são os desafios entre amigos por meio de vídeos com hashtags específicas. Por exemplo, desafio de embaixadinhas de futebol, como o #10toqueschallenge, que ficou famoso depois que grandes craques do futebol mundial aderiram. Pular corda tantas vezes sem errar, plantar bananeira por determinado tempo e com alguns obstáculos (#handstandchallenge), acertar a bola no balde cinco vezes seguidas, como se fosse um jogo de basquete, são outras opções. A graça está em criar os desafios e respectivas hashtags, conseguir executá-los, gravar o vídeo e compartilhar vídeo e desafio com o grupo de amigos.

10. Veia artística

Desenhar, pintar, esboçar histórias em quadrinhos, desenhar letras à mão (lettering). Todas essas atividades manuais são ótimas maneiras de expressar ideias e sentimentos. E se a Semana Mundial do Brincar se transformar na semana de arte dentro da sua casa, com direito a exposição das criações pela casa e transformação de alguns cantinhos com “obras” autorais?  A Faber-Castell oferece uma série de cursos gratuitos para os níveis básico, intermediário e avançado.

11.Festival cultural em “versão caseira”

Que tal reunir virtualmente seu grupo para criarem poesias, histórias ou músicas em conjunto? Vale misturar gente de várias idades, como os pais, primos, tios e avós, vale com a turma da classe, o pessoal do prédio. A ideia é escolher um tema principal e, num encontro virtual, irem desenvolvendo juntos a “produção”. É uma forma de juntar pessoas queridas, colocar a criatividade para fora, expressar ideias e sentimentos, conhecer os gêneros preferidos de cada um, dar boas risadas e ainda descobrir “talentos” individuais.

12. Gastronomia

Influenciadores da área de gastronomia podem propor aos seus seguidores mirins que criem cadernos de receita durante a quarentena. Vale fazer um caderno para as receitas especiais da família, pesquisando a partir da história dos antepassados, anotando, ilustrando e testando as receitas; vale fazer com os melhores amigos, cada um compartilhando com o grupo sua receita favorita. A única regra é: cozinhar para aproximar, divertir e sentir! Quer ler um pouquinho mais sobre o valor afetivo de se ter um caderno de receitas? Então confira esse texto. E aqui, veja receitas que podem ser feitas pelas crianças com a ajuda dos adultos.

Comunicadores: agora o papo é com vocês!

Que tal usar seus canais para estimular a adesão na Semana Mundial do Brincar 2020? Você, que conhece seu público como ninguém, pode pensar uma série de temas e formatos para levar a ele essa informação. Por exemplo organizando uma semana de contação de histórias na rádio onde trabalha ou ainda, quem sabe, convidando especialistas no assunto que possam falar com os pais, para dar a eles dicas de como contar, eles mesmos, a histórias em casa de forma atraente, com algumas técnicas especiais?

Que tal usar seu Instagram ou canal no Youtube para propor uma atividade diferente a cada dia, como uma gincana/circuito de atividades? Ou promover lives tendo crianças como convidadas, para que elas compartilhem dicas de brincadeiras legais para fazer em casa?

Seu público é adulto? Uma opção é “puxar a conversa” com os grandinhos da família, propondo ideias ou promovendo debates sobre como usar as tecnologias de forma saudável para brincar em casa durante o período de isolamento social. Outra opção é fazer lives ensinando este adulto a brincar, a contar a história, a realizar uma oficina, dando a eles alguns recursos técnicos básicos para desempenhar esse papel e brincar com a criança que está ali perto dele no dia a dia!

Lembre-se de usar as hashtags #semanamundialdobrincar #SMB2020 #brinqueemcasa nas suas fotos ou vídeos, para que todos possam encontrar facilmente sua programação! E também estimule seu público a usá-las, para que uns possam inspirar os outros com suas iniciativas e para que possamos colorir as redes sociais de brincadeiras neste período.

 

*Imagem: Revista Artesanato. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br