Semana do Dormir 2022 traz como tema “Confiar para se entregar”

25 de novembro de 2022

A Aliança pela Infância convida a todos para participar da Semana do Dormir, de 05 a 11 de dezembro, em todo o país, no cantinho seguro e aconchegante mais próximo a você.  Durante toda a semana, serão compartilhados nas redes sociais momentos, dicas, canções, histórias e brincadeiras que podem contribuir com a preparação do sono que recupera as energias e alimenta corpo e alma.  

O tema escolhido para este ano é “Confiar para se entregar” e durante a  Semana do Dormir qualquer pessoa pode realizar atividades, compartilhar informações e disseminar inspirações sobre o ato de dormir e suas relações com o crescimento e o desenvolvimento pleno das crianças. Nas redes sociais, basta usar a hashtag #semanadodormir2022 

Confiar para se entregar

Está na Carta de Princípios da Aliança pela Infância que “a criança tem direito de sonhar e crescer em seu próprio tempo”. No entanto, é preciso uma relação de confiança com o adulto para que uma criança consiga usufruir desse tempo com sono de qualidade, tão necessário ao seu mundo interior e desenvolvimento.

Muitas crianças têm grandes dificuldades para dormir. Elas são, diariamente, sobrecarregadas com muitos estímulos sensoriais, muito mais do que conseguem digerir: som no último volume dentro de casa e dos vizinhos, muitas horas nas telinhas, quartos sobrecarregados de brinquedos e decorações nas paredes, muitas luzes nos passeios para supermercados ou shoppings, cores berrantes das propagandas nas lojas, outdoors, etc. Sem falar nos sabores doces ou salgados, exagerados nos alimentos.

Mas essas mesmas crianças – que ainda estão em fase de crescimento e formação do seu corpo físico – necessitam de uma boa noite de sono para digerir todas estas impressões e recuperar suas forças vitais. Assim, é preciso desenvolver meios para que possam se acalmar e desligar de todas as agitações do dia.

Pensando nisto, selecionamos alguns destaques que podem ser trabalhados durante a Semana do Dormir 2022:

 

Rituais para o sono

A vida é agitada, carregada de muitas impressões sensoriais que adultos e crianças recebem o dia inteiro. Por isso, é importante “desligar o corpo” paulatinamente preparando o ambiente com rituais para fazer todas as noites, incluindo histórias e canções, em um caminho para criar essa calma interior e a confiança necessária para dormir. Acolchoar o travesseiro, baixar a luz aos poucos, deixar no quarto um cheirinho de lavanda… cada família pode adaptar estes rituais à sua realidade e criatividade, o que vale aqui, é intenção de conduzir a criança para o sono de forma tranquila e gentil.

Outro caminho é diminuir pouco a pouco, conscientemente, os estímulos sensoriais. Cores suaves nas paredes, brinquedos com materiais da natureza, a voz humana falando ou cantando, alimentos com pouco tempero, tudo isto ajuda a criança pequena a se tranquilizar e dormir melhor.

 

Menos telas

Vamos resgatar o hábito de contar histórias para as crianças antes de dormir? Diminuir as telas também favorece o sono. Muitas crianças têm o costume, hoje, de adormecer em frente à televisão, ou usar celular / tablet perto do horário de dormir. Algumas famílias acreditam que isso tranquiliza e é preciso não cair em julgamentos: sabemos da rotina exaustiva da semana e de como, muitas vezes, as telas atuam na intenção de ponte para embalar o sono. No entanto, queremos incentivar o resgate de momentos em família, como a contação de histórias ou brincadeiras com luz e sombras, para deixar o ambiente mais tranquilo, leve e fortalecer vínculos. São pequenas atividades que acalmam e dão boas-vindas ao momento de descanso merecido para toda a casa.

 

Rotina traz segurança

Ritmo e rotina, essas repetições, respeitando as características de cada família, também levam à  confiança e ao preparo de um sono tranquilo e de qualidade. Assim, repetir os mesmos hábitos ajuda a conduzir a criança ao sono. Para isso, vale ter rotinas claras e compartilhadas com as crianças nas quais o momento do sono está estabelecido. 

Anunciar o que virá, o próximo passo, contribui bastante na construção do vínculo de confiança com o adulto. “Vamos terminar este quebra-cabeças, escovar os dentes e depois dormir”. Quando se tem clareza do que vai acontecer, a criança se sente segura de que pode fechar seus olhinhos e se entregar à vastidão de possibilidades que o sono representa, pois tão logo irá despertar e recomeçar, segura de cada passo. 

Levando em conta a idade de cada criança, também vale manter a rotina nos rituais para o sono mencionados acima. “Ei, agora vamos desligar a TV… Chegou o momento de abaixar a luz, está bem? Vamos falar mais baixinho? Agora vamos deitar na cama”. Ou, para os religiosos, “Vamos fazer nossa oração?” Com respeito a cada realidade e cultura, tudo pode trazer beleza e calmaria a este ritual. E a repetição disso diariamente cria confiança num mundo estável e protegido. A criança poderá, então, se entregar ao sono. 

 

Sonhos ruins fazem parte

Nem sempre o sono é tranquilo. E em muitos momentos, o acolhimento e a segurança transmitidos pelo adulto têm um papel fundamental para resgatar a criança desse lugar do pesadelo e conduzi-la para o sono. A voz doce e baixinha que adentra o quarto para dizer que está tudo bem, o colo que afaga, a respiração que acalma, muitas vezes, auxiliam e resgatam a criança dessas experiências ruins durante o sono. Mas além disso, propomos que, durante a Semana do Dormir, sejam levantadas atividades, dicas e inspirações que façam com que nós adultos possamos transmitir às crianças uma boa relação com o sono, com a tranquilidade necessária para lidar com esse outro lado que são os pesadelos que sempre podem ocorrer. 

 

Dormir é se entregar!

Por fim, muitas famílias estão preocupadas porque não conseguem fazer seus filhos dormirem, não conseguem fazer essa entrega e relaxar para se entregar ao sono. E de fato, nem sempre as crianças dormem com facilidade, algumas esperneiam, resistem. Têm sono, mas resistem. Lutam para ficar despertas porque, afinal, esse mundo tem muita coisa, que bota muita coisa na cabecinha delas, são muitos estímulos sensoriais. Para estes momentos, a Semana do Dormir vem para acolher, respirar junto e transmitir calma. A relação entre dormir e confiança pode estar justamente na entrega e para que ela aconteça, é necessário uma condução, uma transição. E talvez esta condução leve tempo. 

Para entrar no sono, é preciso soltar o que te segura nesse estado de alerta e isso exige confiança. A criança tem que confiar que vai para um lugar seguro e isso não diz respeito a não confiar nos pais ou cuidadores, mas sim com seu próprio processo até compreender, ainda que tão pequenininha, que pode ser bom fazer este mergulho de mares tão profundos. Dormir é confiar, mas se sua criança não dorme, não significa que ela te vê como um perigo; pelo contrário, é sua mão – a mão que ela confia – que pode afagar e ajudar a criança a se entregar para o momento do sono, até que ela descubra por si como é bom estar consigo e alimentar a própria alma neste momento de descanso. 

 

Ambiente seguro

É claro que é importante pensar a organização do local onde uma criança dorme, sua cama, o quarto, a meia luz. Mas além disso, se você não se sente seguro no local onde está, se não confia que está resguardado pelas pessoas que ama, dificilmente vai dormir bem. O mesmo se passa com as crianças. Assim, é fundamental relembrar que, para a garantia do dormir, é preciso defender que toda criança tenha, antes, como direito básico, um espaço seguro, limpo, saudável e afetuoso para descansar com a tranquilidade de que, tudo bem fechar os olhos um pouquinho; pela manhã, a vida novamente irá raiar com boas surpresas e alegrias.

 

ABCD Encantado da Infância

Criar um alicerce de vida estável para cada criança está entre as metas da Aliança pela Infância. Daí seu ABCD Encantado, que pauta quatro necessidades infantis básicas (aprender, brincar, comer e dormir). Através de Semanas Temáticas, que acontecem durante todo o ano, o ABCD Encantado da Infância trabalha temas necessários para o desenvolvimento pleno das crianças, sob a ótica do encantamento.

Em 2022, todas as semanas tiveram a “confiança” como fio condutor. Assim, em março, a Semana do Aprender, falou que “A infância é tempo de aprender a confiar”. Em maio, foi a vez da Semana do Brincar, com o mote “Confiar na força do brincar”. Depois, veio a Semana do Comer, que abordou o “Nutrir de corpo e alma”. E agora é a vez da Semana do Dormir, que traz “Confiar para se entregar” como centro das inspirações, debates e atividades.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br