Semana do Dormir 2021 traz ênfase no dormir como repouso do corpo e da alma

3 de dezembro de 2021

A Aliança pela Infância promove na próxima semana, entre 06 e 12 de dezembro, a Semana do Dormir. A ideia é produzir, compartilhar e disseminar inspirações sobre esse ato essencial humano  e suas relações com o crescimento e o desenvolvimento pleno das crianças. Propomos um olhar para o sono como forma de contribuir para recuperar energias vitais e, através dos sonhos, alimentar o corpo e a alma. Qualquer pessoa pode compartilhar dicas e sugestões pelas redes sociais, com as hashtags #semanadodormir2021 ou #comoébomdormir.

O sono é um repouso do corpo e alimento para a alma das crianças. Dormir é necessário para se refazer e elaborar as experiências vividas durante o dia. Por isso, com o chamado “Como é bom dormir”, a Aliança pela Infância propõe que se desenvolvam reflexões ou atividades simples que ajudem as crianças a encontrar o sono e a segurança necessários para descansar o corpo, elaborar as experiências vividas e sonhar o amanhã.

Sendo o homem um ser dos dois mundos – do dia e da noite – o sono permite um equilíbrio entre as horas passadas em estado de vigília e os novos desafios do amanhã. Ele é a transição que nos alimenta e revigora nossas energias.

Neste momento da pandemia, começamos a retomar atividades e encontros, passamos a imaginar possibilidades e a encontrar maneiras de viver a partir de todo o acúmulo de experiências desse período difícil. O sono também pode alimentar a resiliência das crianças e contribuir para recriar caminhos futuros. Por isso, a Semana do Dormir propõe, ainda, que se ouçam mais quais são os sonhos das crianças neste momento e também o que almejam para depois da pandemia, seja no campo lúdico ou real, ouvindo mais sobre as ansiedades e expectativas que circulam o sonhar dormindo ou acordado.

Dicas de ações para a Semana do Dormir:

Nuvens de ideias

Que tal conversar com outros pais, mães e cuidadores para compartilhar suas maneiras e experiências de ajudar as crianças a encontrar o sono? Estes momentos também podem servir como espaços de acolhimento para quem, nesta etapa do ano, se sente cansado e deseja se reconectar com o repouso de seus filhos e de seu próprio corpo.

Plantar a calmaria, colher sonhos

Você pode ouvir mais sobre o que andam sonhando as crianças, seja para seu próprio registro, para relatar para outras pessoas ou mesmo para recontar daqui um tempo para a própria criança. Vídeos delas falando sobre seus sonhos também são bem interessantes.

Melodias do ninar

Já existem nas plataformas de streaming algumas playlists com histórias e músicas de ninar, mas você também pode criar a sua, inclusive convidando as crianças para escolher quais canções lhe transmitem calma e serenidade.

Sentir-se seguro é o que nos faz pousar

Talvez você já tenha sentido o momento exato em que uma criança dorme profundamente em seu colo. O corpo amolece, os dedinhos se espalham e o corpo parece até mais pesado, como se nele estivesse todo o peso da segurança depositada em seus braços para poder descansar. Por isso, a Aliança pela Infância propõe reflexões sobre a promoção e defesa de ambientes seguros para as crianças, livres de violências que lhes tirem esse direito de confiança para ninar.

Estou aqui!

Ainda para acalmar seus medos, seja do escuro ou da solidão, é possível dedicar momentos para que as crianças falem abertamente sobre seus sentimentos e o que lhes incomoda quando as luzes, enfim, se apagam, sem minimizar as histórias criadas ou ignorar emoções. Ajudá-la a identificar sentimentos e acalmá-las respeitando seus limites e formas como encaram seus pesadelos também é uma forma de contribuir para que se tornem adultos emocionalmente mais saudáveis.

ABCD Encantado da Infância

Criar um alicerce de vida estável para cada criança está entre as metas da Aliança pela Infância. Daí seu ABCD Encantado, que pauta quatro necessidades infantis básicas (aprender, brincar, comer e dormir).

Através de Semanas Temáticas, o ABCD Encantado da Infância trabalha temas necessários para o desenvolvimento pleno das crianças, sob a ótica do encantamento.

Em 2021, o tema escolhido para a Semana do Aprender foi “O aprender encantado pela palavra”; a ação foi realizada em março. Poucos meses depois, em maio, aconteceu a já tradicional Semana do Brincar, com o tema “Casinhas das Infâncias”. Depois foi a vez da Semana do Comer, realizada em agosto, cujo mote foi “Descobrindo sabores e saberes”. E agora é a vez de encerrar o ciclo do ABCD Encantado, com o tema “Como é bom Dormir”.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br