Semana do Brincar: lei é aprovada em Curitiba e Limeira

20 de março de 2018

Em meio a tempos difíceis e desafiadores, a Aliança pela Infância apresenta dois motivos para a sociedade inteira comemorar: a aprovação da Semana do Brincar em Limeira, município do interior de São Paulo e em Curitiba, no Paraná.

Em Limeira, a aprovação do Dia e a Semana do Brincar aconteceu no dia 19 de março a partir da articulação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) do município. Em Curitiba, a aprovação veio no dia 20. Como noticiado ontem, a terça-feira seria dedicada à segunda sessão na Câmara Municipal de Curitiba, para que os vereadores decidissem sobre a instituição da Semana do Brincar no município, com realização anual na semana do dia 28 de maio, o dia mundial do brincar.

A notícia foi recebida com imensa alegria na capital do Paraná. Aqueles que participaram da sessão na Câmara presenciaram vereadores ressaltando a importância dessa iniciativa, além de contarem suas experiências de infância, com filhos e netos.

Além disso, o vereador Jorge Brand, o Goura, destacou que trata-se de um tema a ser discutido e valorizado pela humanidade, além de apontar a importância da comissão da Câmara considerar outras pedagogias, como a alemã Waldorf e a Montessoriana, da italiana Maria Montessori.

Como citado no Projeto de Lei de Curitiba, a Semana do Brincar busca mostrar que o ato não está desligado do processo de desenvolvimento e aprendizagem, pelo contrário. O brincar é uma finalidade em si, e deve ser respeitado como tal.

Diversos estudiosos da infância e pesquisadores defendem que, usar a brincadeira para ensinar outros conteúdos, por exemplo, é não considerá-la como objeto de conhecimento, além de tirar desse momento sua relevância para a criança. Trata-se de um tempo onde cada um deve interagir, criar e experimentar de forma livre. São nesses momentos que os pequenos aprendem a tomar decisões, a dividir, a interagir com o outro e a compreender suas possibilidades.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br