Semana Mundial do Brincar
Brincar de corpo e alma.
DE 20 A 28 DE MAIO de 2018

Semana do Brincar é aprovada em Piracicaba

20 de abril de 2018

Uma notícia animadora para a população de Piracicaba, no interior de São Paulo, e região. Foi aprovado, na última segunda-feira, dia 16 de abril, o projeto de lei 49/2018. De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), a proposta inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana Municipal do Brincar.

Durante a sessão, o vereador destacou que, mesmo com os afazeres do dia a dia, é preciso que os adultos reservem um tempo para dedicar-se às crianças. Além disso, o parlamentar usou Curitiba e Limeira, que aprovaram a Semana Mundial do Brincar recentemente, como exemplos a serem seguidos.

“Eu sempre atuei com o segmento criança e adolescente. Nós sabemos o quanto é difícil a primeira infância ser reconhecida. Momentos como a Semana do Brincar fortalecem a discussão, não só o atendimento aos pequenos, mas também a conscientização dos adultos para prestarem mais atenção à essa fase da vida”, ressaltou.

A inspiração para criar o projeto de lei veio da vivência que o vereador teve em 2017, durante a SMB realizada em Piracicaba. “Houve uma abertura oficial da SMB no Sesc Piracicaba, com a presença de representantes do poder público, do Sesc e da própria Aliança pela Infância.”

O parlamentar destaca que as atividades realizadas em 2017 chamaram sua atenção e lembraram seus tempos de criança. “A importância da leitura também saltou aos olhos: a minha filha vai fazer 16 anos. Quando ela era pequena, eu lia para ela todos os dias. Hoje, ela é uma devoradora de livros; lê dois, três ao mesmo tempo. Eu percebi que, como agente público, posso participar e incentivar que mais pessoas se envolvam nessas ações”.  

Segundo Pedro, brincar e vivenciar as atividades durante a SMB mostra às crianças a importância da participação e de ouvir o próximo. “A criança participa de uma maneira lúdica. Conforme ela vai crescendo, vai entendendo a importância de ser uma pessoa participativa, que vive em grupo, e sabe respeitar as características e perceber as qualidades de cada um.”

Assim como em outras localidades, a Semana com atividades especiais acontecerá na última semana de maio, já que no dia 28 é celebrado o Dia Internacional do Brincar. A organização das atividades será feita por representantes das secretarias municipais de Educação, Esportes, Lazer e Atividades Motoras e da Ação Cultural e Turismo, organizações que atuam com o público infanto juvenil e também atores da sociedade civil.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br