Semana da Infância e Cultura de Paz 2022

10 de outubro de 2022

A ALIANÇA PELA INFÂNCIA convida a todos para a SEMANA DA INFÂNCIA e CULTURA de PAZ 2022, com o tema “Brincar, conviver, confiar”

A Aliança pela Infância convida crianças e adultos a participar da Semana da Infância e Cultura de Paz (SPAZ), que acontece de 10 a 16 de outubro, com o tema “Brincar, conviver, confiar”. A SPAZ se materializa com ações, inspirações, experiências e mobilização coletiva sobre a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. Essa abordagem reconhece que a cultura de paz está associada ao desenvolvimento infantil pleno e digno, num contexto ambiental e social mais harmonioso no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

A cultura de paz com que sonhamos e em que acreditamos deve ser cultivada para que, a partir da garantia de direitos básicos da infância, cresça, evolua, proteja todos os povos e nossos olhares para um futuro não violento. Na Semana da Infância e Cultura de Paz, todos podem criar e colocar em prática ações, inspirações, experiências e mobilizações a partir da confiança na potência da infância e do brincar para a promoção da cultura de paz. Qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações com acesso gratuito, seja uma iniciativa pessoal ou coletiva, como rodas de conversa ou brincadeiras em praças, parques, escolas ou outros espaços. Basta preparar, fazer e registrar a atividade em textos, fotos ou vídeos. Ah, e se postar nas redes sociais, marque a Aliança pela Infância com a hashtag #spaz2022.

A SPAZ é uma construção coletiva. Todos podem participar, criando e executando ações vinculadas ao tema com autonomia, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade em textos, fotos ou vídeos e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #spaz2022 e #brincarconviverconfiar. Quem quiser, também pode encaminhar as informações da sua atividade para inclusão na programação do evento, através da página da Aliança pela Infância.

SEMANA DA INFÂNCIA e CULTURA de PAZ 

Em 1997, a ONU estabeleceu o conceito de Cultura de Paz, conclamando que houvesse uma mobilização global de movimentos existentes para, juntos, transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas.

A Semana da Infância e Cultura de Paz é a contribuição da Aliança pela Infância a esse apelo, celebrando a semana das crianças a partir das ações criadas e colocadas em prática com autonomia por todas e todos, como na Semana Mundial do Brincar.

Desde 2020, a Aliança pela Infância realiza a  Semana da Infância e Cultura de Paz com o apoio da terre des hommes – Alemanha (tdh-A).

ALIANÇA PELA INFÂNCIA

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada. A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar.

O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil.

 

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br