Santos (SP) cria “casinha virtual” para diversão de crianças de todas as idades

24 de maio de 2021

Em Santos (SP), a Semana Mundial do Brincar se tornou política pública em 2015, com a aprovação da Lei 3138. A conquista da lei reforçou uma mobilização pela infância já muito forte na cidade e a participação da comunidade em geral cresce a cada ano. 

Para esta edição, a Secretaria de Educação de Santos (Seduc) preparou um ambiente online com sugestões de brincadeiras para serem feitas dentro de casa. Na sala, no quarto, na cozinha e no banheiro, as possibilidades são infinitas e o material reúne ideias de atividades para crianças de 1 a 120 anos – ou seja, para todas as idades! Veja aqui como brincar.

Além disso, a Secretaria organizou programação virtual que conta com construção de casinhas e de brinquedos com materiais recicláveis; charadas, desafios e jogos; apresentações de teatro e debates com a participação de influencers e especialistas a respeito da importância do brincar em casa para a saúde integral da família. Haverá também conversas lúdicas com crianças e relatos sobre suas brincadeiras favoritas.

Confira aqui a programação completa.

“É uma pena que ainda estejamos em formato remoto, porque as atividades estão bem legais. Algumas escolas estão trabalhando a questão das casinhas há mais de um mês”, conta Fabiana Riveiro, chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Santos. O resultado do trabalho dos professores pode ser visto no filme “Construindo Casinhas: a criança artesã do seu imaginário”, produzido pela Coordenadoria de Formação, que compila crianças da rede municipal compondo suas casinhas.

Foto: Quem disse que só a Rainha Elizabeth tem castelo? A Naomi também tem. #brincandoemSantos2021. Facebook Semana do Brincar em Santos.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br