Resultados da SMB mostraram que mobilização de 2016 teve grande alcance

15 de junho de 2016

A Semana Mundial do Brincar (SMB) 2016 aconteceu entre os dias 22 e 28 de maio, mas a preparação para que tudo se tornasse realidade começou muito antes. Da escolha do tema “O brincar que encanta o lugar” a cada ação que realmente encantou, foram inúmeras conversas, trocas e um forte comprometimento para e pela infância a todo instante. Agora é hora de reunir tudo o que foi feito e continuar propagando as ideias da Semana para o resto do ano.

Os resultados dessa mobilização ainda estão sendo computados, mas até agora já identificamos 213 cidades brasileiras que realizaram ações das mais diversas e envolveram as comunidades.  Estamos recebendo fotos e depoimentos que mostram a relevância da SMB por onde a ideia do brincar livre e alegre, que a Aliança e seus parceiros acreditam, passou.

Se ainda não preencheu o formulário relatando sua ação, acesse aliancapelainfancia.org.br/relate-aqui-sua-acao/.

Neste ano, contamos com parceiros que acreditaram e incentivaram a Aliança pela Infância na organização da SMB – as ações se tornaram mais autônomas e os canais de comunicação foram fortalecidos para que o estímulo ao brincar chegasse a todos os pontos do Brasil. Fizeram parte dessa rede de parceiros em 2016: OMO (apoiadora oficial), Terre des Hommes (parceiro institucional), bem como outros apoiadores estratégicos (consultoria Olhar Cidadão e Sesc). Vale ressaltar ainda que o apoio estruturante das organizações Instituto C&A e Instituto Mahle é essencial em todos os desafios da Aliança.

As atividades da SMB aconteceram nos 32 núcleos em diferentes estados e também em outros lugares que abraçaram a ideia e se articularam localmente, inspirando-se nas diretrizes da Aliança. Assim, prefeituras, organizações públicas e privadas em imensa mobilização se envolveram nesse grande evento.

O brincar proposto pela Aliança em 2016 conseguiu o seu objetivo e realmente encantou diversos lugares. Os registros demonstram que as ações tiveram lugar em ruas, casas, parques, praias, teatros, escolas, museus, condomínios, empresas e ocupações. E esse brincar livre envolveu pais, educadores, avós, bebês… todos entraram na dança.

Os resultados que estamos recebendo e organizando – ainda preliminares – trazem uma grande motivação para continuarmos propagando a importância do brincar, como parte do ABCD da infância (Aprender, Brincar, Comer, Dormir), que representam atos cotidianos das crianças, nos quais o encantamento deve estar cada vez mais presente. O movimento da SMB, que foi feito durante todo o mês de maio pode continuar acontecendo, pois o brincar tem que ser diário e contagiante.

Não deixe de nos acompanhar pelo site e Facebook, vamos mostrar fotos e relatos dessa mobilização por todo o Brasil.

Até a próxima edição!

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br