O BRINCAR QUE ABRAÇA A DIFERENÇA
25 DE MAIO A 2 JUNHO
Slider

Programação da Prefeitura de SP inclui 150 atividades

24 de maio de 2019

Em outubro de 2017, entrou em vigor em SP a Lei da Primeira Infância, que dispõe sobre princípios e diretrizes para a elaboração e implementação de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos do município de São Paulo e sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância. Na ocasião, foram incluídas na agenda da gestão pública municipal a Semana Municipal do Brincar, que ocorre na mesma data da Semana Mundial do Brincar, e também a Semana Municipal da Primeira Infância, que acontece em agosto.

Com o objetivo de frisar a importância do tema para a atual gestão, o prefeito Bruno Covas lançou, em novembro de 2018, o Plano Municipal pela Primeira Infância. O documento pretende funcionar como um guia para a atuação do poder público, da sociedade e das famílias, todos corresponsáveis na garantia das condições para o pleno desenvolvimento das crianças, e também ser um instrumento de acompanhamento e controle dessa atuação no alcance das metas já estipuladas.

A criação de um Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, coordenado pela Secretaria do Governo Municipal, mostra que o assunto realmente está na pauta. O comitê foi o responsável pela articulação das secretarias da Educação, Cultura, Esportes e Assistência Social, e foi esse trabalho conjunto que resultou na organização das mais de 150 atividades que serão realizadas ao longo do toda a SMB2019, com início neste sábado, dia 25.

Do Comitê partiu a ideia de lançar um chamamento para oficineiros interessados em desenvolver oficinas e atividades lúdicas durante a SMB, com o intuito de ampliar a oferta de atividades e dar maior visibilidade à ação, atingindo um público mais amplo e diverso. Foram registradas cerca de 140 inscrições.

As atividades visam proporcionar momentos prazerosos de interação entre crianças e seus pais/cuidadores e também o contato com diferentes formas de brincar; brincadeiras simples, possíveis e acessíveis a todos e que valorizam o contato com a natureza e a ocupação do espaço público.

“Precisamos fazer chegar ao maior número de pessoas a compreensão sobre a função social do brincar. É importante conscientizar as famílias e os cuidadores que o brincar é um ato essencial para o desenvolvimento da criança e de suas competências, além de ser algo prazeroso e também uma ferramenta para o fortalecimento dos vínculos sociais”, explica Karina Tollara D´Alkimin, coordenadora do Programa para a Primeira Infância do município.

Programação para educadores e monitores

A programação é dividida entre ações internas, voltadas para a capacitação de equipes técnicas que atuam nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e no Programa Ruas de Lazer, e externas, voltadas para a população em geral.

O primeiro grupo poderá participar do 5º Encontro Municipal de Ruas de Lazer, que acontecerá no sábado, dia 25. Dirigido a Conselhos de Moradores das Ruas de Lazer de São Paulo, técnicos, professores da Secretaria Municipal de Educação, educadores, recreadores, animadores e estudantes, tem como objetivo oferecer alternativas de formação e debate sobre o lazer em espaços públicos e contribuir na sensibilização sobre a importância do brincar na cidade.

Atividades para a população

Para o segundo nicho, haverá uma intensa programação acontecendo durante toda a semana em 25 SASFs (Serviços de Assistência Social à Família da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) espalhados pela cidade. Serão oferecidas atividades lúdicas e oficinas para as famílias e palestras e rodas de conversa dirigidas especificamente aos cuidadores.

A maior concentração de ações ocorrerá no Parque Ibirapuera, no Parque do Carmo, na Praça do Campo Limpo e Praça Vila Buarque e em dez unidades de CEUs no final de semana de 1° e 2 de junho, com a realização de oficinas para as famílias no período entre 10h e 16h.

Neste domingo, dia 26, as bibliotecas Hans Christian Andersen (Tatuapé), Aureliano Leite (Parque São Lucas) e Monteiro Lobato (Santa Cecília) terão apresentações de teatro infantil no período da manhã.

A programação completa e detalhada pode ser conferida no link http://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-de-sao-paulo-promove-atividades-para-a-semana-mundial-do-brincar

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br