Slider

Grupos do bairro ou da escola também podem organizar atividades para a SMB2019

17 de maio de 2019

Você sabia que também pode organizar atividades durante a Semana Mundial do Brincar (SMB), que este ano acontece entre 25 de maio e 2 de junho? Sim, o convite é aberto a todos os cidadãos, e não apenas a organizações formalmente estruturadas. O objetivo da SMB é sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

Há uma série de atividades sendo programadas pelos diversos núcleos da Aliança pela Infância espalhados pelo país e também por organizações sociais, associações culturais e administrações públicas. Grupos de WhatsApp Mas há também espaço para que qualquer pessoa organize uma iniciativa em seus pequenos círculos de relacionamento, assumindo o papel de difusor da mensagem sobre a importância do brincar na construção de uma infância digna, repleta de vínculos e memórias.

Isso significa que é possível convidar vizinhos do prédio para uma atividade ali na própria quadra, as famílias mais próximas da escola para bolarem juntas uma oficina artística ou a turma de amigos da igreja ou do bairro para uma manhã de atividades e contação de histórias no parque. Para buscar inspiração, vale conversar com profissionais que atuem em áreas relacionadas ao brincar, pesquisar em livros ou na Internet, em sites e perfis no YouTube e Instagram, Grupos de WhatsApp que oferecem sugestões de brincadeiras, jogos e oficinas simples e aplicáveis em diversas situações, como é o caso dos perfis de Instagram @tempo Junto e @filhoterapia.

Trabalha na área da educação? Neste caso, que tal definir com as colegas de profissão quais os temas mais urgentes e relevantes a serem discutidos sob a ótica brincar como território de convivência das diferenças e organizar rodas de conversa com a presença de especialistas?

É simples participar como pessoa física! Confira o que é preciso para organizar uma atividade na #smb2019:

  • Realização e participação gratuitas para todos;
  • Ações que permitam a união de pessoas de idades e culturas diferentes;
  • Brincar livre e tratado como um fim em si mesmo;
  • Brincar sob todas as formas:
    • brincadeiras e momentos com brinquedos diferenciados;
    • jogos de tabuleiro e jogos ao ar livre;
    • brincadeiras tradicionais;
    • reflexões sobre o brincar em iniciativas como exposições, palestras e ações em redes sociais.

Não se esqueça de pensar em uma proposta ligada ao tema central de 2019: “O Brincar que Abraça a Diferença”. Para saber mais e se inspirar, consulte o Guia da Semana Mundial do Brincar 2019 no site da aliança pela Infância.

Faça sua inscrição aqui para dar mais visibilidade a sua atividade e, depois da Semana, não deixe de preencher o formulário de participação, que ajuda a contabilizar o número de participantes dessa grande mobilização pelo país.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br