O brincar não pode parar: confira novas dicas de atividades

1 de junho de 2020

Engana-se quem pensa que porque a Semana Mundial do Brincar 2020 acabou a brincadeira deve parar. Com o objetivo de incentivar articulações, debates, atividades, ações, encontros virtuais e outros combinados que incentivem o brincar que nunca para, a Aliança pela Infância separou mais algumas dicas para crianças, jovens, adolescentes, adultos e vovôs e vovós. Confira a seguir e #ContinueBrincando!

 

– Como é divertido criar! Vejam este exemplo que o perfil @varal.arte, do Instagram, nos oferece. Uma bexiga, uma bela soprada para enchê-la, uma folha de papel ou cartolina e canetinhas. Basta decorar a bexiga, cada um à sua maneira, e depois “imprimir” com movimento na página. O resultado não é super interessante?

 

– O Museu do Futebol, em São Paulo, também está de portas abertas. Mas sua área educativa segue abastecendo o site com atividades legais para a família e os amantes do futebol. Que tal montar um paper toy do Charles Miller, da Marta, do Leônidas ou do Sócrates? Os moldes estão disponíveis para serem baixados e montados. Ah, há também a opção de fazer um origami da camisa do Brasil, além de várias outras atividades divertidas. Dá pra reunir a família toda!

 

– Os museus sempre foram parceiros importantes da Semana Mundial do Brincar. Este ano, quando não é possível realizar atividades presenciais, que tal fazer uma visita virtual por alguns museus brasileiros? É possível conhecer a Pinacoteca de São Paulo, a Casa de Portinari, o Museu Oscar Niemeyer e até mesmo saber como era o Museu Nacional antes do incêndio que destruiu seu acervo em 2018. Acesse aqui.

 

– Criança adora fazer experimentos, não é mesmo? Por isso, durante o período da quarentena, o Museu Catavento, importante espaço cultural em São Paulo que busca despertar a curiosidade das crianças pelo mundo científico, está divulgando uma série de vídeos com experiências simples para fazer em casa. A série #cataventoemcasa ensina desde lavar as mãos corretamente – ato que ficou mais importante do que nunca em tempos de pandemia – a fazer uma lanterna mágica ou o experimento do foguetinho. Confira no canal do Catavento Cultural no YouTube.

 

– Já pensou em fazer uma árvore genealógica da família? Brincadeira gostosa, cheia de histórias e afetos e que pode ser eternizada se a atividade for parar num álbum ou for enquadrada e pendurada na parede. A sugestão faz parte de reportagem da revista Pais e Filhos, que listou 22 possibilidades para fazer dentro de casa. A Semana Mundial do Brincar, que começou neste sábado, é um ótimo momento para começar! Saiba mais.

 

– Os poemas de Cecília Meireles não “envelhecem”: são sempre atuais, encantadores e merecem ser apresentados às crianças. Se na sua família a leitura é uma atividade que faz os olhos brilharem, confira então essa seleção feita pelo blog da Leiturinha com dez poemas da escritora.

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br